Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 7 de novembro de 2021

Cientistas renunciam a medalha concedida por Bolsonaro

Mais de 20 pesquisadores anunciam renúncia coletiva à Ordem Nacional do Mérito Científico, após presidente excluir da lista dois cientistas alvos de bolsonaristas. Grupo diz que governo "boicota" e "ataca" a ciência. Mais de 20 cientistas condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico anunciaram sua renúncia coletiva à honraria neste sábado (06/11), apenas três dias após a medalha ter sido concedida ao grupo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Em carta aberta, eles afirmam que a decisão foi motivada pela "exclusão arbitrária" de dois pesquisadores da lista de homenageados, o que lhes causou "indignação e repúdio".
Os cientistas haviam sido condecorados em 3 de novembro por meio de um decreto presidencial. Dois dias depois, na sexta-feira, Bolsonaro assinou um novo decreto retirando da lista os nomes de Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, pesquisador da Fiocruz, e de Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia.
"Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à ciência e tecnologia por parte do governo vigente", escreve o grupo.
Os cientistas seguem afirmando não compactuar com "a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas".
O grupo reitera que a renúncia coletiva os entristece, mas expressa sua "indignação frente ao processo de destruição do sistema universitário e de ciência e tecnologia".
A medalha
A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma das mais altas honrarias concedidas pelo poder público a personalidades nacionais e estrangeiras. Desde 1993, a medalha reconhece nomes que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
A indicação dos agraciados é realizada por uma comissão formada por três membros indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, três indicados pela Academia Brasileira de Ciências e três indicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
"Nossos nomes foram honrosamente indicados por essa comissão, reunida em 2019. O mérito científico (como não poderia deixar de ser) foi o único parâmetro considerado para a inclusão de um nome na lista", afirmam os cientistas na carta.
Apesar de se dizerem "honrados" por ganhar "um dos maiores reconhecimentos que um cientista pode receber em nosso país", eles destacam que "a homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas".
"Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação", concluem.
Alvos de bolsonaristas
Ambos os pesquisadores excluídos da homenagem haviam se tornado alvos de bolsonaristas nos últimos tempos.
Contrário ao uso da cloroquina no tratamento da covid-19, Guimarães Lacerda conduziu um estudo no Amazonas em abril de 2020 que concluiu não haver benefícios na aplicação de altas doses do remédio em pacientes graves da doença.
Após a pesquisa, o cientista passou a receber ameaças de apoiadores de Bolsonaro, que ao longo da pandemia vem promovendo a cloroquina e outras drogas ineficazes.
Schwartz Benzaken, por sua vez, foi demitida em 2019 do departamento do Ministério da Saúde responsável por elaborar políticas referentes a infecções sexualmente transmissíveis.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a demissão teria ligação com uma cartilha da pasta que trazia dicas de saúde para homens transsexuais. Bolsonaro também é conhecido por proferir declarações homofóbicas e anti-LGBTQ.
Confira os nomes dos cientistas que renunciaram à homenagem:
Aldo Ângelo Moreira Lima (UFC)
Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR)
Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA)
Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE)
Angela De Luca Rebello Wagener (PUC-RJ)
Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira (IMPA)
Cesar Gomes Victora (UFPel)
Claudio Landim (IMPA)
Fernando Garcia de Melo (UFRJ)
Fernando de Queiroz Cunha (USP)
João Candido Portinari (Projeto Portinari)
José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
Luiz Antonio Martinelli (USP)
Maria Paula Cruz Schneider (UFPA)
Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)
Neusa Hamada (INPA)
Paulo Hilário Nascimento Saldiva (USP)
Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG)
Pedro Leite da Silva Dias (USP)
Regina Pekelmann Markus (USP)
Ronald Cintra Shellard (CBPF)
ek (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos