Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 13 de novembro de 2021

Garantia de proteção ao Estado

A constituição é clara , a única forma de ingresso no serviço público é através de concurso. Mas o que isso traz de positivo?? Não seria apenas uma forma de concender privilégios?
Na verdade o concurso público tem duas grandes vantagens , primeiro a forma de seleção que tem como ponto de partida o mérito. Apenas quem tem capacidade passa. A outra é proteger a própria instituição na qual o candidato devidamente concursado é empossado . Vejamos a saúde pública , a contratação de trabalhadores temporários por prestação de serviços terceirizados nas áreas fins, ou mesmo por contratos temporários direto, tem levado a precarização dos serviços e do atendimento à população, com baixa remuneração dos profissionais de saúde e abrindo espaços para fraudes de toda natureza. Cuiabá tem sido bombardeada com essa prática é só olharmos o que vem ocorrendo nos últimos anos.
Reparem os escândalos ocorridos nas mais diversas instituições e em especial na saúde , a grande maioria dos autores é de pessoas que não são servidores de carreira e estão lá por indicação ou de forma temporária. É óbvio que seria leviano dizer que todos os agentes publicos não concursados são desonestos. Mas a falta de vínculo e não ter um CPF atrelado ao seu local de trabalho facilita muito pra os "espertos" que têm intenções pouco republicanas.
Serviços essências como saúde , educação e segurança não podem e nem devem ser terceirizados. A teoria do Estado mínimo é válida , mas não cabe em todos os serviços prestados pelos poderes , em especial o executivo.
Aqui em MT o último concurso público na pasta da Saúde estadual foi há quase 20 . Em Cuiabá foi em 2014 , quando o então prefeito é o atual governador de MT.
A importância do concurso público vai muito além de dar estabilidade a quem passa, isso é uma forma míope e distorcida de enxergar o Estado. O servidor público concursado garante e tem como essência planejar e executar políticas de Estado e não necessariamente de governo. Os governos são efêmeros, mas o Estado é permanente. O servidor público devidamente concursado é guardião não apenas da instituição que foi empossado, mas é o responsável por manter a existência e perenicidade do Estado.
Portanto , esta na hora dos gestores terem uma visão mais ampla que apenas as próximas eleições, é preciso pensar o Estado pra o futuro , ser mínimo no essencial é certamente a garantia de um fracasso a longo prazo .
Adeildo Lucena, Médico e presidente do Sindimed

Nenhum comentário:

Postar um comentário