Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 13 de novembro de 2021

Garantia de proteção ao Estado

A constituição é clara , a única forma de ingresso no serviço público é através de concurso. Mas o que isso traz de positivo?? Não seria apenas uma forma de concender privilégios?
Na verdade o concurso público tem duas grandes vantagens , primeiro a forma de seleção que tem como ponto de partida o mérito. Apenas quem tem capacidade passa. A outra é proteger a própria instituição na qual o candidato devidamente concursado é empossado . Vejamos a saúde pública , a contratação de trabalhadores temporários por prestação de serviços terceirizados nas áreas fins, ou mesmo por contratos temporários direto, tem levado a precarização dos serviços e do atendimento à população, com baixa remuneração dos profissionais de saúde e abrindo espaços para fraudes de toda natureza. Cuiabá tem sido bombardeada com essa prática é só olharmos o que vem ocorrendo nos últimos anos.
Reparem os escândalos ocorridos nas mais diversas instituições e em especial na saúde , a grande maioria dos autores é de pessoas que não são servidores de carreira e estão lá por indicação ou de forma temporária. É óbvio que seria leviano dizer que todos os agentes publicos não concursados são desonestos. Mas a falta de vínculo e não ter um CPF atrelado ao seu local de trabalho facilita muito pra os "espertos" que têm intenções pouco republicanas.
Serviços essências como saúde , educação e segurança não podem e nem devem ser terceirizados. A teoria do Estado mínimo é válida , mas não cabe em todos os serviços prestados pelos poderes , em especial o executivo.
Aqui em MT o último concurso público na pasta da Saúde estadual foi há quase 20 . Em Cuiabá foi em 2014 , quando o então prefeito é o atual governador de MT.
A importância do concurso público vai muito além de dar estabilidade a quem passa, isso é uma forma míope e distorcida de enxergar o Estado. O servidor público concursado garante e tem como essência planejar e executar políticas de Estado e não necessariamente de governo. Os governos são efêmeros, mas o Estado é permanente. O servidor público devidamente concursado é guardião não apenas da instituição que foi empossado, mas é o responsável por manter a existência e perenicidade do Estado.
Portanto , esta na hora dos gestores terem uma visão mais ampla que apenas as próximas eleições, é preciso pensar o Estado pra o futuro , ser mínimo no essencial é certamente a garantia de um fracasso a longo prazo .
Adeildo Lucena, Médico e presidente do Sindimed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos