Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Juares destaca importância do Crea-MT aos participantes do WORKSHOP em comemoração dos 40 anos de fundação da AMEE

O presidente do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego explanou sobre a importância do Sistema Confea/Crea terça-feira (23/11) para os profissionais das modalidades de Engenharias, Agronomia e Geociência, especialmente aos engenheiros eletricistas que estão participando Workshop em comemoração aos 40 anos de fundação da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas(AMEE), também comemorado Dia do Engenheiro Eletricista.
Na oportunidade Juares parabenizou a AMEE pelas quatro décadas de existência, e as profissionais mulheres da área presentes, afirmando que os engenheiros eletricistas são profissionais que buscam solução para ter um Brasil mais energético e sustentável, por meio de soluções que proporcionam o conforto à sociedade de uma forma geral.
“ Em 2012, época em que fui pela primeira vez presidente do Crea-MT, tinham somente 600 profissionais da modalidade elétrica. Atualmente existem quase 4 mil engenheiros eletricistas no Sistema de Mato Grosso. Ou seja, nesse período de 10 anos ouve um grande crescimento do número de profissionais da área. Tanto que podemos observar esse aumento através do volume de Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) recolhidas na área energética, resultando na positividade do mercado”, ressaltou o presidente do Crea-MT durante o evento.
Com a presença de estudantes de Engenharia Elétrica no encontro, na ocasião, o presidente do Crea-MT fez uma explanação sobre o Crea Júnior aos futuros profissionais do Sistema Confea/Crea.
“ O principal objetivo do Crea Júnior, é aproximar os estudantes de cursos cujas profissões são regulamentadas no âmbito do Sistema Confea/Crea contribuindo para formar novos líderes e profissionais alinhados com seus direitos e deveres. Através do Crea Júnior o Conselho se dispõe junto à comunidade estudantil, a ouvir e discutir opiniões, propostas e ações que visem o crescimento e aprimoramento profissional e difundir a missão e as metas da instituição, além de discutir sobre o Conselho de classe profissional”, relatou Juares.
Na ocasião, Juares explicou que as vezes chega até as faculdades que o conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. O conselho dá atribuição, por ser profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Ele abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local.
“Temos aproximadamente 200 modalidades registradas no Crea-MT nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Contando com cinco Câmaras Especializadas de Civil que inclui, Agrimensura e Segurança do Trabalho, além da Agronomia, Florestal, Elétrica e Geo, Minas e Industrial, que discutem sobre as modalidades. Já a plenária é o órgão máximo federal”, salientou Samaniego.
O presidente da AMEE, engenheiro eletricista Lauro Leocadio da Rosa explicou que esse primeiro dia de evento que vai até quinta-feira, 25/11 foi de homenagens há vários profissionais da modalidade, inclusive ao professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ildemar Freitas de Oliveira fundador da AMEE, além de profissionais e colaboradores do Crea-MT (In Memorian), à exemplo dos funcionários Acendino Lara e Maria Dias.
“ O encontro é uma oportunidade para a Engenharia Elétrica. Os profissionais da área procuram por novas tecnologias. Buscam o que está acontecendo no mercado de atualização. Durante os dias do evento serão oferecidas palestras com temas na área, ministradas por palestrantes regionais e nacionais. Ou seja, trazer de fora assuntos para abordar com os profissionais daqui. E esse encontro também faz parte dos 40 anos da nossa entidade de classe. Vale ressaltar também que o Crea-MT tem uma importância impar na classe da engenharia, principalmente na realização de eventos como esse, considero fundamental a presença do Conselho”, salientou Lauro.
Já sobre a Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá também será realizada até o dia 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acrimat, Lauro explanou que a energia fotovoltaica é uma ferramenta à população e sociedade em geral que tem interesse em oportunidades voltadas a uma economia mais barata e sustentável, principalmente com a retomada da economia brasileira durante o enfrentamento da pandemia do Covid-19.
A engenheira eletricista e professora universitária Adriana Fátima dos Santos, foi homenageada em nome de todas as engenheiras eletricistas de Mato Grosso. “ Costumam dizer que a medicina salva-vidas, mas coloca esse profissional dentro de um centro cirúrgico sem energia elétrica. Isso mostra que os engenheiros eletricistas estão presentes em tudo e são fundamentais para o desenvolvimento do estado e do país”, disse.
O engenheiro eletricista Marcos Vinicius Santiago falou sobre o valor da energia elétrica e a fotovoltaica para a sociedade. ” Nós engenheiros eletricistas através da AMEE, somos parceiros e apoiadores desse evento macro de energia solar que valoriza essa importante profissão e atribuição profissional. Me orgulho ter participado do Sistema Confea/Crea por 16 anos,passando pela presidência do Crea-MT, como conselheiro federal e estadual”, disse Marcus.
O conselheiro federal geólogo Márcio Cavalcanti destacou a valorização do encontro. O Workshop como a feira leva os produtos para a inciativa privada, também fortalece os profissionais da Engenharia de Mato Grosso e do país, através do Sistema Confea/Crea. Os engenheiros eletricistas que estão presentes no encontro tem a oportunidade de mostrar seus trabalhos, esse é o resultado positivo da atividade executada”, explanou Mário.
No uso da palavra, o diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), engenheiro civil Adjane Prado falou sobre os benefícios da Mútua aos participantes, que oferece a seus associados planos benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos