Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Líder social-democrata volta a ser eleita premiê da Suécia

Magdalena Andersson comandará governo de minoria e terá de buscar apoio para seus projetos tanto na esquerda como na direita. Na semana passada, eleição dela foi seguida de renúncia por perda de apoio. O Parlamento da Suécia elegeu nesta segunda-feira (29/11), pela segunda vez, a líder social-democrata Magdalena Andersson para o cargo de primeira-ministra, cinco dias depois da primeira eleição.
Andersson já fora eleita na quarta-feira da semana passada, mas se viu obrigada a renunciar no mesmo dia, antes mesmo de tomar posse, depois de ver seu projeto de orçamento rejeitado e pelo consequente abandono da sua coalizão de governo pelo Partido Verde.
Após consultar os líderes dos partidos com representação parlamentar, o presidente do Parlamento, Andreas Norlén, optou por marcar uma nova votação para esta segunda-feira.
Um total de 101 parlamentares votou a favor de Andersson, outros 75 se abstiveram e 173 votaram contra. Pela lei sueca, não é necessário obter maioria dos votos, mas é necessário não ter a maioria contra si.
Apesar de ser um país de longa tradição na igualdade de direitos entre homens e mulheres, a Suécia nunca teve uma mulher no cargo de primeiro-ministro, posto que foi ocupado por 33 homens desde 1876.
Governo de minoria
Andersson vai agora liderar um governo de minoria, composto apenas pelos social-democratas. A próxima eleição está marcada para setembro de 2022.
Ela tomará posse nesta terça-feira e sucederá o atual premiê, Stefan Löfven.
Como a bancada social-democrata é de cem parlamentares num Parlamento de 349 assentos, Andersson terá que negociar apoio para cada projeto, e isso tanto entre a esquerda como entre a direita.
Seus parceiros mais óbvios são os verdes e a esquerda. Mas ela deverá procurar apoio na direita para políticas bloqueadas pelos verdes, como a expansão do aeroporto de Arlanda e um depósito para dejetos nucleares.
De um modo geral, os quatro partidos da oposição no centro e na direita são mais unidos e tem 174 assentos. Já os quatro partidos do centro e da esquerda tem 175, mas são mais divididos.
as (AFP, Lusa)CP
@CAMINHOPOLITICO @CPWEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos