Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PARCERIA: Vice-prefeito recebe proposta de parceria de juiz do Cejusc da Saúde Pública para realizar cirurgias

O vice-prefeito, José Roberto Stopa, recebeu o juiz José Luiz Leite Lindote, titular da Vara Estadual de Saúde e coordenador do recém criado Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc da Saúde Pública, que propõe a parceria com o Executivo municipal para realizar mutirões de cirurgias. A reunião ocorreu na tarde de sexta-feira (26), no Palácio Alencastro, com a presença também da secretária interina de Saúde, Suelen Alliend; do diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós e do procurador do município, Alysson Akerley.
Conforme o magistrado, a ideia é prover as cirurgias dos pacientes que estão há mais tempo na fila da central de regulação por meio de uma parceria em que o Cejusc iria adquirir as Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que são insumos essenciais para a realização de procedimentos de alta complexidade, e o Município realizaria as cirurgias em sua rede hospitalar, ou seja, entraria com a estrutura e equipe.
Atualmente, quando alguém aciona a Justiça para conseguir uma cirurgia, após a determinação judicial concedendo a medida, o Estado precisa fazer uma cotação e enviar novamente para que o magistrado determine a compra do insumo para então o procedimento ser realizado. Com a proposta, a tramitação e tempo de espera seriam reduzidos.
“Nós estamos pretendendo atuar dentro da fila da regulação. Vou buscar conhecer toda a demanda, que sei que é grande, principalmente cargiológica, oftalmológica, de urologia e ortopedia. Então, a nossa ideia é verificar porque o paciente está há tanto tempo esperando a cirurgia. O Cejusc da Saúde tem uma autonomia para adquirir OPMEs, uma autonomia que talvez o Município não tenha. Então, se vocês têm o corpo cirúrgico e tem as máquinas, se nós entrarmos com os OPMEs, podemos fazer uma parceria e fazer essas cirurgias em massa, sem necessidade de judicialização”, disse o magistrado.
O juiz José Luiz Leite Lindote explicou ainda que a ação em conjunto tornaria a fila da regulação mais célere e menos onerosa aos cofres públicos, além de dar solução a pacientes não só da Baixada cuiabana, mas de todo o estado.
Diante da proposta, o vice-prefeito autorizou que as tratativas necessárias sejam feitas para tornar a ação concreta. “A ideia é muito boa e vai garantir que mais cirurgias possam ser feitas em menos tempo e com mais economia para o Poder Público, já que o Poder Judiciário, por meio do Cejusc da Saúde, iria providenciar os insumos, que são de alto custo e por isso hoje só podem ser adquiridos mediante decisão judicial. Hoje Cuiabá já é a referência para pacientes de todo o estado no quesito Saúde e, com uma ação conjunta como essa, poderemos melhorar ainda mais o atendimento à população cuiabana e mato-grossense”, disse José Roberto Stopa.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos