PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Stopa anuncia plano para transformação de lodo produzido na ETE Lipa em adubo e doação a pequenos agricultores

A ideia o prefeito em exercício é colocar em prática esse projeto já a partir do próximo ano. O prefeito em exercício José Roberto Stopa afirmou nesta quarta-feira (17) que o Município, em parceria com a Águas Cuiabá, planeja iniciar a doação dos resíduos de lodo produzidos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa para utilização como adubo. O anuncio foi feito durante a vistoria à obra de construção da estrutura, realizada com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá.
Conforme relatado por Stopa, atualmente, uma considerável parte desse tipo de resíduo é descartado no aterro sanitário da Capital. Segundo ele, além de errado, o processo é, sem dúvida, um desperdício de um material que pode ser transformado em um novo produto auxiliar no plantio. A ideia do prefeito em exercício é colocar em prática esse planejamento já a partir do próximo ano.
“Nosso planejamento de doar 100% dos resíduos produzidos pela ETE Lipa para utilização como adubo. É um fertilizante natural, que não causa malefício nenhum a sociedade e ajudará pequenos produtores, hortas comunitárias. Hoje, dependendo da forma como é feito, esse resíduo é destinado ao aterro sanitário. Isso é um erro, ainda mais levando em consideração que ele pode ser aplicado na produção de alimento”, explicou Stopa.
Sobre a vistoria feita com os vereadores, o prefeito em exercício destacou que o ato teve como objetivo dar transparência às ações de melhorias que estão em andamento na cidade e, ao mesmo tempo, também colaborar com o trabalho de fiscalização feito pelos parlamentares. Para ele, a pesar de serem Poderes independentes, é de extrema importância que Executivo e Legislativo estejam alinhados na busca por benefícios à população.
“A Águas de Cuiabá é um prestador de serviço do Município e o que estamos fazendo é trazer todos os vereadores para, em um primeiro momento, conhecer o processo, conhecer o que estamos fazendo. Obviamente, também estamos dando a elas a oportunidade de realizar um processo de fiscalização, que é uma das funções da Câmara Municipal junto com a ARSEC”, enfatizou o gestor.
O vereador Dídimo Vovô foi um dos presentes na visita técnica e parabenizou a Prefeitura de Cuiabá pela iniciativa. “É algo extremamente benéfico, principalmente para a população. É importante que os vereadores possam in loco acompanhar os investimentos do Executivo. Isso nos ajuda estar mais preparado e qualificados para passar ao munícipe qual o retorno que ele está tendo com esses investimentos”, disse o parlamentar.
ETE LIPA
As obras da mais nova estação de tratamento de esgoto de Cuiabá, a ETE Lipa, entram na reta final. Projetada no sistema compacto, um dos mais inovadores da engenharia de saneamento básico, a primeira etapa da unidade já está concluída e em operação. A estrutura faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Lipa e deve estar concluída até maio de 2022. Ela atenderá, em sua plena capacidade, 126 mil pessoas em 77 bairros.
“O SES do Ribeirão do Lipa é formado por 265 quilômetros de tubulações coletoras de esgoto, dentre as quais 100 quilômetros já instalados, uma elevatória e uma estação de tratamento, o novo sistema fará com que a capital mato-grossense salte de 71% para 78% de cobertura já no em 2022”, relatou o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.
Participaram da vistoria o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, os secretários municipal de Governo, Luis Claudio, de Obras Públicas, Rauf Macedo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, e de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego. O presidente da ARSEC, Alexandro de Oliveira, também compareceu.
Representando a Câmara Municipal, estiveram os vereadores Mário Nadaf, Cássio Coelho, Maria Avalone, Dídimo Vovô, Paulo Henrique, Cezinha Nascimento, Demilson Nogueira, Marcrean Santos, Sargento Vidal, Eduardo Magalhães, Luiz Fernando, Pastos Jeferson e Sargento Joelson.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos