Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Crea-MT adere Campanha “Dezembro Vermelho ”, mês de Conscientização e Combate a AIDS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu durante este mês, a campanha: “Dezembro Vermelho” de Conscientização e Combate a AIDS. Instituída nacionalmente pela Lei nº 13.504/2017, a campanha promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, ressalta que o Crea-MT, como Conselho Profissional, aderiu ao “Dezembro Vermelho”, incentivando e promovendo ações em prol da qualidade de vida de seus colaboradores, familiares e profissionais do Sistema Confea/Crea. “Apoiar significa tornar agente comunicador ao repassar a importância dos cuidados contra doenças dessa natureza”, disse o presidente do Crea-MT.
A gerente de Logística do Crea-MT, Adriana Imbriani, que coordena a campanha no Crea-MT, explicou que segundo informações do Ministério da Saúde, AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, tendo os linfócitos T CD4+ como as células mais atingidas. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula, fazer cópias de si mesmo e, depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. “ A campanha no Crea-MT tem o intuito de comunicar os colaboradores como prevenir essas doenças sexualmente transmissíveis, dessa forma tomando os devidos cuidados para a prevenção”, disparou Adriana.
A campanha no Regional Mato-grossense é aderida de várias formas, desde “lacinhos vermelhos”, roupa, até a fachada do órgão, iluminada pela cor. A equipe de atendimento ao profissional do Crea Mato Grosso se conscientizou ao vestir roupa vermelha, além de funcionários de outros setores. Á exemplo do colaborador José Euclides Garcia, que abraçou a causa. “ Simbolizar a campanha significa propagar sobre atenção em relação doença”, disse o colaborador.
Da mesma forma os profissionais do Sistema, como o engenheiro mecânico, Carlos Israilev, que ao ser atendido no Conselho deparou com o símbolo da campanha parabenizando a iniciativa do Crea-MT. “ Lindo gesto, que demostra amor e cuidado com o próximo. Se atentar principalmente pelos números de pessoas ceifadas pela doença no país”, disse o engenheiro mecânico.
Dados sobre a doença:
Conforme divulgado, em dezembro de 2020, pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral (medicamentos) e 94% das pessoas em tratamento não transmite o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável (intransmissível). No Brasil, em 2019, foram diagnosticados 41.919 novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids. A maior concentração de casos de Aids está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e 48,4% entre as mulheres.
De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em dezembro de 2020, desde o início da epidemia de Aids (1980) até 31 de dezembro de 2019, foram notificados no Brasil 349.784 óbitos tendo o HIV/Aids como causa básica – em 2019, foram 10.565 óbitos. O Boletim verificou, no período de 2009 a 2019, uma queda de 29,3% no coeficiente de mortalidade padronizado para o Brasil, que passou de 5,8 para 4,1 óbitos por 100 mil habitantes.
Assessoria/Caminho Político
@caminhoppolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos