Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Atuação de
profissional em fonoaudiologia hospitalar é fundamental para boa evolução do quadro clínico de pacientes, especialmente devido ao tratamento da disfagia. No dia 09 de dezembro comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo. São eles os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. E no ambiente hospitalar eles são extremamente essenciais em diversos setores, como por exemplo UTIs neonatais, pediátricas e adultas.
No Hospital e Maternidade São Lucas, por exemplo, na área neonatal e pediátrica a fonoaudióloga Aricelly Nascimento, realiza intervenção em recém-nascidos e crianças nas funções alimentares, estimulação sensório-motora oral, estimulação e manejo do aleitamento materno para a adequada posição na amamentação, orientação a equipes de saúde e mães, além de Triagem Auditiva Neonatal e teste de linguinha. “Audiometria, teste da orelhinha e prótese auditiva são alguns dos trabalhos que a fonoaudióloga realiza , com os pacientes aqui no hospital e caso seja identificado alguma alteração no bebê, a profissional inicia a intervenção para diminuir qualquer tipo de atraso no desenvolvimento da criança, através da estimulação”, destaca a profissional do Hospital São Lucas de Primavera do Leste.
Outro trabalho importante é a avaliação clínica das estruturas envolvidas nas funções de mastigação e deglutição e a realização de dietas especiais para quem não consegue se alimentar de forma rotineira. “Nessas situações, o tratamento pela fonoaudiologia busca cuidar de distúrbios relacionados à disfagia, que é a dificuldade de deglutir alimentos, pois o problema pode causar uma pneumonia aspirativa, quando um alimento cai no pulmão, podendo levar a pessoa a óbito. Esse trabalho é muito comum em todas as idades, mas principalmente em idosos e em recém-nascidos que têm dificuldade para amamentar a conseguirem realizar a pega correta da mama, entre outras funções”, detalha.
Vale destacar que esse trabalho é um diferencial também para o paciente que teve caso grave da Covid-19 e precisou ser entubado ou traqueostomizado. “Eles necessitam passar por uma avaliação fonoaudiológica para detectar e reabilitar as disfunções na deglutição”, diz.
Sobre a Profissão
A Lei que rege a profissão de Fonoaudiólogo no Brasil é a Lei nº 6 965, sancionada em 9 de Dezembro de 1981, tendo a mesma sido regulamentada pelo Decreto nº 87 218, de 31 de maio de 1982. Desde então vem conquistando espaço no dia a dia do brasileiro, ramificando-se em 11 diferentes áreas de especialização.
Caminho Politico CP Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos