Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Entidades de Geologia publicam o livro: “Geoparque Chapada do Guimarães” com a apoio do Sistema Confea/Crea

A da Associação
Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) lançaram terça-feira (30/11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), o Livro “Geoparque de Chapada dos Guimarães”. A publicação divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições.
O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e ações pedagógicas.
A publicação do livro foi uma realização da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Para o professor da UFMT e geólogo Caiubi Kuhn o livro é uma viagem pela história do planeta. Ele está dividido em 10 capítulos que contam os processos geológicos que formaram as rochas que vemos nas belas paisagens, compondo os paredões e cachoeiras do município de Chapada dos Guimarães, e também fala da história do planeta Terra que está descrita nas rochas que marcam períodos em que a região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros.
“Nos 10 capítulos do livro são apresentadas informações dos Geoparques globais, o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta”, disse Caiubi.
A presidente da AGEMAT, Sheila Klener destaca que o apoio do Crea Mato Grosso foi fundamental para a produção do livro, e da realização do III Workshop Geoparque de Chapada dos Guimarães. “Precisamos que o conselho, fomentem cada vez mais suporte para eventos e publicações dessa natureza, aproximando temas técnicos da sociedade”, disse Sheila.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego foi representado pelo assessor Parlamentar, engenheiro civil João Namir de Castro Mendonça. Segundo ele, para o Crea-MT é uma honra apoiar eventos como este. É uma excelente iniciativa, por ser um livro tão louvável. Fazemos parte do Comitê de patrocínio do Conselho, que contribui para o fortalecimento das entidades de classe inseridas no Sistema e para o constante aprendizado na área atuante.
“Com o patrocínio é possível realizar encontros voltados ao aprimoramento profissional. Esse é o terceiro evento realizado este ano por meio do patrocínio do Conselho. É significativo o Workshop por tratar de formação Geológica dessa magnitude, por meio de pontos turísticos mundialmente conhecidos. O intuito é salvaguardar e cuidar, ou seja, propor sustentabilidade aquela região turística”, destacou João.
O presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, se fez presente de forma online. “Desde o ano passado em um encontro em Cuiabá, a Febrageo juntamente com a AGEMAT e GEOCLUBE, se dedicaram em viabilizar o projeto do livro”, disse Fábio.
A Federação Brasileira de Geólogos teve a honra de participar da construção desse trabalho, principalmente na viabilidade e no trabalho em conjunto das entidades de Geologia para a construção desse livro. “A FEBRAGEO tem feito um trabalho intenso junto com as entidades regionais, para viabilizar publicações e realizar eventos. Desempenhamos muitas atividades, tanto híbridos, presenciais ou online, além de disponibilizar livros voltados ao público infantil, infantojuvenil e técnicos sobre barragens, investigação geológico e geotécnico”, relatou o presidente da Febrageo.
Comunidades, lideranças políticas e pesquisadores de várias partes do mundo participaram do III Workshop Chapada dos Guimarães, que foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, com uma grande programação de palestras e mesas redondas, entre os temas estava Projeto de Geoparque no Mato Grosso: Chapada dos Guimarães e Dono de Araguainha, ministrada pela professora de Engenharia de Minas da UFMT, Flávia Regina Pereira Santos. “Discutimos os geossítios que estão localizados no Geoparque, e a Geodiversidade dos dois territórios. A importância para a comunidade, e os trabalhos realizados dentro de cada Geoparque. O principal objetivo da palestra é mostrar quais Geoparques já existem no estado. Foi através de uma mesa redonda que trabalhou Geoparques no Centro-Oeste, destacamos os que estão em Mato Grosso”, destacou Flávia.
Também foram realizadas palestras e minicursos, com os temas: Geoparques Globais, um Caminho para o desenvolvimento Sustentável, o mundo dos dinossauros-réplicas e reconstruções, a pré-história é para todos, entre outros assuntos voltados ao Geoparque.
Mais de 600 pessoas se inscreveram no evento e acompanharam as atividades online ou presencialmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As palestras do evento estão disponíveis nos canais da FEBRAGEO e do projeto geoparque de Chapada dos Guimarães.
Lançamento do livro:
III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 01
III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 02
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos