Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Entidades de Geologia publicam o livro: “Geoparque Chapada do Guimarães” com a apoio do Sistema Confea/Crea

A da Associação
Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) lançaram terça-feira (30/11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), o Livro “Geoparque de Chapada dos Guimarães”. A publicação divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições.
O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e ações pedagógicas.
A publicação do livro foi uma realização da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Para o professor da UFMT e geólogo Caiubi Kuhn o livro é uma viagem pela história do planeta. Ele está dividido em 10 capítulos que contam os processos geológicos que formaram as rochas que vemos nas belas paisagens, compondo os paredões e cachoeiras do município de Chapada dos Guimarães, e também fala da história do planeta Terra que está descrita nas rochas que marcam períodos em que a região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros.
“Nos 10 capítulos do livro são apresentadas informações dos Geoparques globais, o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta”, disse Caiubi.
A presidente da AGEMAT, Sheila Klener destaca que o apoio do Crea Mato Grosso foi fundamental para a produção do livro, e da realização do III Workshop Geoparque de Chapada dos Guimarães. “Precisamos que o conselho, fomentem cada vez mais suporte para eventos e publicações dessa natureza, aproximando temas técnicos da sociedade”, disse Sheila.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego foi representado pelo assessor Parlamentar, engenheiro civil João Namir de Castro Mendonça. Segundo ele, para o Crea-MT é uma honra apoiar eventos como este. É uma excelente iniciativa, por ser um livro tão louvável. Fazemos parte do Comitê de patrocínio do Conselho, que contribui para o fortalecimento das entidades de classe inseridas no Sistema e para o constante aprendizado na área atuante.
“Com o patrocínio é possível realizar encontros voltados ao aprimoramento profissional. Esse é o terceiro evento realizado este ano por meio do patrocínio do Conselho. É significativo o Workshop por tratar de formação Geológica dessa magnitude, por meio de pontos turísticos mundialmente conhecidos. O intuito é salvaguardar e cuidar, ou seja, propor sustentabilidade aquela região turística”, destacou João.
O presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, se fez presente de forma online. “Desde o ano passado em um encontro em Cuiabá, a Febrageo juntamente com a AGEMAT e GEOCLUBE, se dedicaram em viabilizar o projeto do livro”, disse Fábio.
A Federação Brasileira de Geólogos teve a honra de participar da construção desse trabalho, principalmente na viabilidade e no trabalho em conjunto das entidades de Geologia para a construção desse livro. “A FEBRAGEO tem feito um trabalho intenso junto com as entidades regionais, para viabilizar publicações e realizar eventos. Desempenhamos muitas atividades, tanto híbridos, presenciais ou online, além de disponibilizar livros voltados ao público infantil, infantojuvenil e técnicos sobre barragens, investigação geológico e geotécnico”, relatou o presidente da Febrageo.
Comunidades, lideranças políticas e pesquisadores de várias partes do mundo participaram do III Workshop Chapada dos Guimarães, que foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, com uma grande programação de palestras e mesas redondas, entre os temas estava Projeto de Geoparque no Mato Grosso: Chapada dos Guimarães e Dono de Araguainha, ministrada pela professora de Engenharia de Minas da UFMT, Flávia Regina Pereira Santos. “Discutimos os geossítios que estão localizados no Geoparque, e a Geodiversidade dos dois territórios. A importância para a comunidade, e os trabalhos realizados dentro de cada Geoparque. O principal objetivo da palestra é mostrar quais Geoparques já existem no estado. Foi através de uma mesa redonda que trabalhou Geoparques no Centro-Oeste, destacamos os que estão em Mato Grosso”, destacou Flávia.
Também foram realizadas palestras e minicursos, com os temas: Geoparques Globais, um Caminho para o desenvolvimento Sustentável, o mundo dos dinossauros-réplicas e reconstruções, a pré-história é para todos, entre outros assuntos voltados ao Geoparque.
Mais de 600 pessoas se inscreveram no evento e acompanharam as atividades online ou presencialmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As palestras do evento estão disponíveis nos canais da FEBRAGEO e do projeto geoparque de Chapada dos Guimarães.
Lançamento do livro:
III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 01
III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 02
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos