Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

MEIO AMBIENTE: Biólogo Richard Rasmussen produz documentário sobre manejo florestal sustentável

A produção vai mostrar que a atividade contribui para a preservação das florestas e desmistificar a ideia de que toda extração de madeira é feita de forma ilegal.
A convite do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), o biólogo, naturalista e apresentador Richard Rasmussen esteve no município de Alta Floresta, em Mato Grosso, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro para visitar áreas de manejo florestal sustentável da região.
Conhecido pelas expedições à natureza, mostradas em diversos canais de TV aberta e fechada, Richard está produzindo um documentário para explicar a diferença entre desmatamento e manejo florestal sustentável, que consiste na extração legal de madeira, e mostrar o trabalho sério realizado por empresários do setor madeireiro.
“Quando nós vemos uma tora de madeira cortada, imediatamente o nosso pulso acelera, o nosso coração bate mais forte e começam as lágrimas a brotar do rosto. O que a gente tem que entender é a diferença entre manejo florestal e deflorestamento ilegal”, disse Richard, em vídeo postado em suas redes sociais durante a visita.
O biólogo explicou que 80% de uma propriedade rural na Amazônia constitui reserva legal e, por isso, precisa ser conservada. Nessa área é feito o manejo florestal sustentável, as árvores são identificadas e marcadas e somente podem ser retiradas de quatro a cinco árvores, dependendo de suas espessuras, a cada um hectare de área.
“É como se fosse um processo de jardinagem. Você só pode colher algumas dessas árvores no período de 25 anos e só pode voltar a explorar aquela área depois de 25 anos”, acrescentou.
Para os seus 1,5 milhão de seguidores, Richard frisou que todo o processo de manejo florestal é monitorado por satélites e atende às regras estabelecidas pelo código florestal brasileiro e que a atividade gera milhares de empregos às populações locais.
“Então, quando você vê árvores sendo transportadas e essas árvores têm os lacres de identificação, você tem que se perguntar: ‘essa árvore veio de manejo?’ E se ela veio de manejo, isso é bom. Isso é bom! Os animais continuam vivendo aqui na floresta, as árvores continuam em pé. Aqui onde nós estamos é uma área de manejo já explorado e olha aqui as árvores todas em pé. Comecem a repensar e apoiem o manejo florestal. Ele efetivamente conserva”, finalizou, mostrando o local.
O presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, conta que o documentário tem como principal objetivo desmistificar a ideia de que toda extração de madeira é feita de forma ilegal e explicar os benefícios gerados pelo manejo florestal sustentável.
“O manejo florestal sustentável é, provavelmente, a maior ferramenta de preservação e conservação de florestas que o Brasil e o mundo possuem, uma vez que garante o uso racional dos ativos existentes na floresta e a proteção das águas, das nascentes e das espécies que lá vivem. Nós temos, sim, no Brasil, condições de produzir madeira de forma eficaz, sustentável e com responsabilidade social e ambiental”, afirma.
Além de áreas de manejo florestal, Richard Rasmussen também visitou empresas do segmento, para mostrar a confecção de produtos utilizando madeira proveniente de extração legal.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos