Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Os prejuízos dos fogos na saúde dos pets

As celebrações de fim de ano costumam ter um ritual que não é unânime entre as pessoas, principalmente aos tutores de cães, gatos e demais animais domésticos. A tradição de saudar a chegada do novo ano com fogos de artifício pode trazer prejuízos à saúde dos animais. E essa situação adversa se deve ao barulho em excesso causada pelas explosões luminosas.
As reações negativas aos animais vão desde um quadro de estresse, fuga e até mesmo a morte, isso porque, a depender do nível de abalo emocional do pet, ele pode sofrer uma parada cardíaca.
Há casos também de acidentes domésticos, a exemplo dos pets que na busca por um lugar seguro saem correndo e se chocam na parede ou outro objeto. Já os gatos, às vezes buscam abrigo em lugares diversos, e por vezes, podem se machucar ao adentrar em um espaço inapropriado.
Apesar das frentes contrárias ao uso de fogos de artifício com barulho, ainda não é possível estar imune a esta situação. A solução é buscar meios seguros para garantir o bem-estar dos animais.
Uma das alternativas é abrigar o animal dentro de casa, com um espaço apropriado de acolhimento voltado ao repouso do animal. Todo o ambiente deve ser à prova de barulhos. Fechem as portas, cortinas e janelas. Dessa forma, o som ficará abafado e o animal mais confortável.
Outra frente de atuação é deixar a televisão ligada dentro do cômodo para amenizar o barulho que vem do lado externo. Esta atitude é válida, principalmente, se o tutor não estiver em casa na hora da queima dos fogos.
É válido frisar também o cuidado redobrado que se deve ter com os portões, janelas e sacadas. O período conturbado para o bem-estar do animal é um aliado para a tentativa de fugas e demais acidentes.
Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos