Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 5 de dezembro de 2021

Tratado pandêmico, o multilateralismo forçado da União Europeia sobre a OMS. Artigo de Nicoletta Dentico














"Nessa contingência de competição geopolítica e galos demais no galinheiro da saúde global, muitos respiram um ar de multilateralismo forçado, de constrição para seguir o vento do mais forte", escreve Nicoletta Dentico, jornalista e analista sênior de políticas em saúde global e desenvolvimento, que atualmente lidera o programa de saúde global da Sociedade para o Desenvolvimento Internacional (SID).
Eis o artigo.
A sessão extraordinária da Assembleia Mundial da Saúde, iniciada em 29 de novembro, terminou com decisão unânime: o único assunto da ordem do dia era a deliberação de uma negociação para um novo tratado pandêmico para a preparação e resposta a futuras pandemias.
O que está em jogo e não é nada banal, em um tempo tão fraco de ação multilateral, é a possibilidade de responder a dois anos de emergência sanitária com o desenvolvimento de um novo instrumento vinculante, de acordo com a função normativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), para adequar a governança global da saúde à gestão de novas inevitáveis pandemias.
A ideia originária nasceu da imaginação do Presidente do Conselho da Europa Charles Michel, que trabalhou arduamente no ano passado para articular a proposta em Genebra com o apoio da França e da Alemanha e para conseguir rapidamente o apoio incondicional do diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, e de 25 países ao redor do mundo (Os Amigos do Tratado) para dar à proposta um senso de adesão que - sejamos claros - permaneceu pouco clara até os últimos dias da assembleia dedicada ao tema.
Sob o arcabouço retórico do consenso diplomático - em muitas intervenções foi reiterado que o resultado da assembleia especial da OMS marca uma página histórica da organização, em busca de nova legitimação após dois anos vividos perigosamente - foram descobertas nos últimos dias fissuras bem menos sutis. As fissuras de realismo dos governos que denunciaram o escandaloso estado de dificuldade em que precisam se destrinchar todos os dias, na luta contra o Covid-19, por causa da desigualdade organizada que impede o acesso às vacinas para imunizar a sua população.
As fissuras de indignação de ministros que relembraram o fracasso da comunidade internacional em fazer funcionar o consórcio de cooperação sanitária Covax, a incapacidade de cumprir a promessa (por falta de solução melhor) de doação de vacinas e a resistência obstinada contra a adoção da moratória dos direitos de propriedade intelectual, trancada há um ano na Organização Mundial do Comércio. O aparecimento da variante Ômicron reflete, disse o Dr. Tedros na abertura da assembleia, esse cenário desencorajador: é preciso lembrar que apenas 1 em cada 4 pessoas nos serviços de saúde da África recebeu a primeira dose da vacina.
Durante a assembleia, se levantaram muitas vozes governamentais com um pedido para suspender imediatamente o bloqueio de voos da África do Sul. A repentina decisão de isolar uma parte consistente do continente africano não tem nenhuma evidência científica, corresponde a um exercício de flagrante discriminação por parte das nações ocidentais (que cancelaram os voos com a África do Sul, mas não com Israel e Bélgica onde foram identificados os primeiros pacientes), e uma clara violação do Regulamento Sanitário Internacional de 2005, acordo que já vincula 196 países da comunidade internacional a comportamentos específicos em situações de emergência sanitária.
Sim, porque a estranha história deste tratado pandêmico solicitado pela Europa é que a OMS já possui um instrumento vinculante, embora, naturalmente, sua implementação tenha sido carente, para dizer o mínimo, desde o início da Covid-19, e evidentemente o continua sendo também enquanto os Estados membros usam palavras altissonantes como equidade, transparência, inclusão, eficácia, solidariedade, responsabilidade.
A iniciativa europeia, iniciada já no verão de 2020, foi imposta por motivos geopolíticos ligados à necessidade de ocupar o espaço deixado pela truculenta saída de Trump da OMS em maio de 2020. No entanto, a diligência também se refere à aspiração de fortalecer um centro europeu da saúde global, entre a influência chinesa e o novo ativismo multilateral estadunidense do governo Biden, não particularmente entusiasmado com a ideia de um novo tratado.
Além disso, existe a necessidade de salvaguardar o mandato e a legitimidade da OMS, pois várias comissões independentes da OMS e do G20 surgiram com uma infinidade de novas instituições sanitárias a serem instaladas no Palácio de Vidro, retirando assim autoridade à agência técnica da ONU. É o caso do Global Health Threat Council que tanto agrada ao G20 e a Biden, ou seja, da Global Finance and Health Taskforce recentemente criada pelo G20 sob a presidência italiana, por impulso de Mario Monti - uma história que merece uma discussão à parte.
Nessa contingência de competição geopolítica e galos demais no galinheiro da saúde global, muitos respiram um ar de multilateralismo forçado, de constrição para seguir o vento do mais forte. Isso é confirmado por uma pesquisa realizada pelo Geneva Global Health Hub (G2H2), uma plataforma independente da sociedade civil que, após entrevistar 23 delegados, especialistas em saúde do norte e do sul do mundo, questiona se é necessário um novo tratado pandêmico neste mundo desencantado. O processo intergovernamental formal começa em 1 de março de 2022. Aguardamos muitas surpresas.
Artigo publicado por Il Manifesto e Caminho Político. A tradução é de Luisa Rabolini. Edição: Régis Oliveira. @caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos