Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Virada do ano: cuidado com os fogos próximos à rede elétrica

Tradicionais nas
celebrações de réveillon, artefatos requerem cuidados que devem ser tomados desde o momento da compra até o manuseio. Faltando poucos dias para o novo ano, muita gente já está organizando os preparativos da festa da virada. E além dos desejos para dias melhores e saúde, famílias mostram preocupação com os fogos. É que o uso inadequado desses artefatos é um risco para a segurança de pessoas e animais. A Energisa alerta que a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes, causando curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios.
“Isso pode comprometer o fornecimento de energia elétrica para população, inclusive para serviços essenciais, como hospitais. E assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica. O calor emitido por esses artefatos pode dilatar e superaquecer fios e cabos da rede, interferindo no funcionamento do sistema elétrico. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Mato Grosso, Victor Hugo Amorim.
Além disso, Victor ressalta que esses artigos não devem ser manuseados por crianças, tampouco em locais inapropriados. “Para a sua segurança, adquira os itens em lojas especializadas e verifique se possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a confiabilidade do produto”, reforça. É importante ressaltar que, em algumas localidades, a legislação restringe a queima de fogos, inclusive com multa para fogos com barulho, que prejudicam animais domésticos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos