Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Virada do ano: cuidado com os fogos próximos à rede elétrica

Tradicionais nas
celebrações de réveillon, artefatos requerem cuidados que devem ser tomados desde o momento da compra até o manuseio. Faltando poucos dias para o novo ano, muita gente já está organizando os preparativos da festa da virada. E além dos desejos para dias melhores e saúde, famílias mostram preocupação com os fogos. É que o uso inadequado desses artefatos é um risco para a segurança de pessoas e animais. A Energisa alerta que a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes, causando curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios.
“Isso pode comprometer o fornecimento de energia elétrica para população, inclusive para serviços essenciais, como hospitais. E assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica. O calor emitido por esses artefatos pode dilatar e superaquecer fios e cabos da rede, interferindo no funcionamento do sistema elétrico. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Mato Grosso, Victor Hugo Amorim.
Além disso, Victor ressalta que esses artigos não devem ser manuseados por crianças, tampouco em locais inapropriados. “Para a sua segurança, adquira os itens em lojas especializadas e verifique se possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a confiabilidade do produto”, reforça. É importante ressaltar que, em algumas localidades, a legislação restringe a queima de fogos, inclusive com multa para fogos com barulho, que prejudicam animais domésticos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos