Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 1 de janeiro de 2022

Retrospectiva: As pautas relevantes para o jornalismo em 2021

Os consumidores de mídia, tanto o público geral como os media watchers, tiveram um ano frenético. Todas as pautas foram contaminadas de forma sistemática pelas fake news, ou seja por notícias previamente planejadas para enganar e desinformar.
Para os americanos, o ano começou em 20 de janeiro com a posse do presidente Joe Biden e da sua vice Kamala Harris. As redações esperavam uma substancial alteração na política interna e externa americana e o desmonte prático dos posicionamentos insensatos de Donald Trump. As expectativas não se confirmaram. Ao contrário, as previsões são de que ele conquiste ainda em 2022 o comando das duas casas do Congresso dos EUA e, pior, vença também eleições presidenciais, em 2024.
Na China, Xi Jinping conquistou o comando absoluto do PCC e a possibilidade de se perpetuar no poder como Mao e Deng. O enfrentamento da pandemia, deu uma vantagem estratégica à China assim como o realinhamento com a Rússia contra a União Europeia e EUA e o fortalecimento da presença chinesa no comércio mundial, inclusive na África e no Brasil. A retrospectiva brasileira do ano teve na vacinação quase completa da população adulta, a pauta prioritária do ano. A atitude negacionista do presidente Bolsonaro, no quesito compra de vacinas, foi propositadamente errática e ilegal. Contestada e tipificada como criminosa pela CPI da Covid 19, no Senado, a pauta consumiu a atenção do noticiário por 7 meses e, embora não tenha terminada em pizza, o libelo contra o governo não teve consequências jurídicas que punisse as ações que levaram o Brasil a mais de 600 mil mortos e milhões de sequelados pela pandemia.
No campo das políticas ambientais, a queda dos ministros das relações exteriores e do meio ambiente não permitiu que o Brasil recuperasse sua posição de liderança mundial inconteste na luta contra a degradação climática do planeta, iniciada na cúpula Rio-92. O Brasil, hoje, é um pária internacional, como demonstraram os correspondentes brasileiros na Europa e as equipes especiais para lá enviadas para a cobertura da participação envergonhada de Bolsonaro na Cúpula dos 20, em novembro, em Roma e a participação do Brasil na COP 26, acontecida em Glasgow. Mais um ano em que o Brasil foi notícia pelas queimadas na Amazônia e Pantanal. Mais um ano que as políticas indígenas foram denunciadas no exterior pelo avanço ilegal de posseiros, madeireiros, garimpeiros estimulados por Bolsonaro. A lei 490 que tramita no Congresso, legitima invasões e posse de terras de 45 nações indígenas e é a prova dessa política de estado. No Brasil, a conjuntura econômica agravou-se em 2021. O dólar disparou, a inflação ultrapassou assustadoramente as metas estabelecidas pelo próprio governo. A retomada do crescimento do PIB foi um fracasso. As medidas para combater o desemprego formal foram tímidas. O auxílio desemprego teve um verba enviesada que o governo estipulou, inicialmente em R$ 100 e o Congresso triplicou o valor e foi distribuída nos meses agudos da pandemia. Com a antecipação da campanha eleitoral foi ainda estendida e inserida no orçamento de 2022, em R$ 400. O toque eleitoreiro foi travestir o Bolsa Família numa outra MP: o Auxílio Brasil.
Nosso jornalismo político, profissionalizado, embora tenha perdido nesse ano sua estrela maior, a colunista da Globo News, Cristiana Lôbo, foi insuficiente em sua retórica pedagógica. Nem sempre as redações trataram, em suas reportagens, com devida frequência, clareza e força, as políticas públicas contra a desigualdade. O jornalismo também é um agente de desenvolvimento. O Brasil regrediu a níveis assustadores, nas pautas da educação e da cultura. Explodiu no noticiário policial mas ainda não conseguiu apurar com maior acuidade a célere transformação das polícias do Rio de Janeiro, em milícias criminosas, exemplo que se alastra para os demais estados.
Nesse quadro extremamente severo, a imprensa brasileira teve tempos desafiadores. Iniciou o ano celebrando o centenário da FSP e manteve o fogo cruzado com as fake news e com o discurso de ódio que envenenou a conjuntura econômico-política. Na grande imprensa, veículos consagrados foram extintos como o Jornal Agora e o site em língua portuguesa do El País Brasil. Centenas de jornalistas foram profissional e moralmente assediados, em sua maioria mulheres, pelas milícias digitais.
A imprensa brasileira, contudo, manteve o padrão instigante das coberturas investigativas e do jornalismo de dados. Cumpre saudar, nesse ano em que se comemorou os 25 anos do jornalismo nativo digital, a criação da AJOR que sinaliza ao trade jornalístico a importância da produção colaborativa. Se a sustentabilidade financeira tinha se tornado mais complexa, agora, mexe com a corrida pelos patrocinadores e a parceria com os oligopólios internacionais das big techs.
Por último, a doutrina da liberdade de expressão e de imprensa. Os grupos terraplanistas cinicamente levantam a bandeira de liberdade ou morte, para defenderem que podem ditar através das mídias sociais, a mentira e o discurso de ódio, sem usar o método do contraditório, como lembram os jornalistas que receberam o Nobel da Paz. Por aqui, esquecem ou propositadamente negam que a liberdade de imprensa é uma cláusula pétrea da Constituição do Brasil de 1988, base de nossa jovem democracia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos