Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Assassinato de congolês no Rio causa indignação

Refugiado de guerra, Moïse Kabagambe teria sido espancado até a morte com pedaços de madeira e taco de beisebol. Entre elas, estaria o gerente do quiosque onde trabalhava. Caso gera comoção nas redes sociais. Agentes da Divisão de Homicídios do Rio devem ouvir nesta terça-feira (01/02) o dono de um quiosque na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde o congolês Moïse Kabagambe trabalhava como atendente.
O corpo do rapaz, de 24 anos, foi encontrado amarrado a uma escada do quiosque na segunda-feira da semana passada. Segundo parentes do jovem, ele foi espancado até a morte por cinco homens após ter cobrado pagamentos atrasados no quiosque, localizado perto do Posto 8. A família só ficou sabendo do ocorrido na manhã seguinte, mais de 12 horas após a morte.
Também nesta terça, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, classificou a morte do rapaz como inaceitável. "O assassinato de Moïse Kabagambe é inaceitável e revoltante. Tenho a certeza de que as autoridades policiais atuarão com a prioridade e rigor necessários para nos trazer os devidos esclarecimentos e punir os responsáveis. A prefeitura acompanha o caso", escreveu no Twitter.
"TWITTER: Eduardo Paes - @eduardopaes - O assassinato de Moïse Kabamgabe é inaceitável e revoltante. Tenho a certeza de que as autoridades policiais atuarão com a prioridade e rigor necessários para nos trazer os devidos esclarecimentos e punir os responsáveis. A prefeitura acompanha o caso. 6:29 AM · Feb 1, 2022
Laudo do IML
A perícia no corpo de Kabagambe indica que a causa da morte foi traumatismo do tórax, com contusão pulmonar, causada por ação contundente, segundo informação do portal G1.
O laudo do IML diz que os pulmões de Kabagambe tinham áreas hemorrágicas de contusão e também vestígios de broncoaspiração de sangue.
Parentes e amigos do jovem fizeram uma manifestação no último sábado na Barra da Tijuca em frente ao quiosque Tropicália, onde ele trabalhava, denunciando o caso e exigindo punição para os culpados pelo crime.
A Polícia Civil afirmou que está investigando o caso, que foram realizadas perícias no local e análises de imagens de câmeras de segurança para apurar o crime e identificar os responsáveis.
Refugiado de guerra
Kabagambe chegou ao Brasil com a mãe e os irmãos em 2014, como refugiado político, fugindo da guerra no Congo.
A comunidade congolesa no Brasil divulgou uma carta de repúdio afirmando que o rapaz foi espancado por cinco pessoas, entre elas o gerente do quiosque, que usaram pedaços de madeira e um taco de beisebol.
"Esse ato brutal não somente manifesta o racismo estrutural da sociedade brasileira, mas claramente demonstra a xenofobia dentro das suas formas contra os estrangeiros", diz a nota de repúdio, que ressalta que o Brasil é signatário de convenções relativas à proteção dos direitos humanos.
"Meu filho cresceu aqui, estudou aqui. Todos os amigos dele são brasileiros. Mas hoje é vergonha. Mataram ele. Quero só justiça", disse Ivana Lay, mãe do jovem, ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo.
A morte do jovem provocou comoção nas redes sociais. "Esse ato brutal não manifesta somente racismo estrutural da sociedade brasileira, mas também a xenofobia em sua pior forma. Exigimos justiça para Moise, seus familiares e amigos", escreveu nas mídias sociais o Instituto Marielle Franco.
"TWITTER: Instituto Marielle Franco - @inst_marielle
· Jan 31, 2022 MOISE MUGENYI KABAGAMBE tinha família, amigos, medos, sonhos. Todos foram interrompidos após ser espancado até a morte no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca onde trabalhava como ajudante de cozinha. Instituto Marielle Franco
@inst_marielle - Esse ato brutal, não manifesta somente racismo estrutural da sociedade brasileira, mas também a XENOFOBIA em sua pior forma. Exigimos justiça para MOISE, seus familiares e amigos. 11:54 AM · Jan 31, 2022
O advogado e professor de direito e de direitos humanos na Fundação Getúlio Vargas Thiago Amparo, figura de destaque no debate público sobre diversidade e inclusão no Brasil, também se manifestou sobre o caso, pedindo justiça.
"O desprezo pelas vidas negras nesse país é aterrorizante. Toda solidariedade à família de Moise Kabagambe. As autoridades do Rio de Janeiro precisam dar respostas sobre esse crime bárbaro", escreveu a filósofa, escritora e feminista negra Djamila Ribeiro.
md/lf (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos