Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Covid "longa": pacientes podem ter sequelas neurológicas

Mesmo recuperados da doença, pacientes podem apresentar perda de memória e desatenção. Recomendação é fazer avaliação neurocognitiva. Dificuldades de atenção, de raciocínio e déficit de memória são algumas das sequelas que a Covid-19 pode ocasionar ao cérebro. De acordo com a médica neurologista Ariely Teotonio Borges, o coronavírus pode desencadear uma gama de sintomas no paciente mesmo após a recuperação. A esses casos os médicos denominam 'Covid longa'.
"Esses sintomas podem ser físicos ou mentais e se desenvolvem mesmo após a fase aguda da doença. Em média, podem durar dois meses ou até mais, dependendo da intensidade da infecção no organismo", explica Ariely, especialista em distúrbios do movimento e coordenadora do serviço de neurologia do Hospital Santa Rosa.
A médica destaca um estudo realizado em 2021 com 100 pacientes acometidos pela Covid-19 e tratados no Leeds Teaching Hospitals - NHS Trust, do Reino Unido, e um dos maiores hospitais da Europa. Dos que receberam alta hospitalar, 18% relataram problemas novos ou agravados de memória e 16% queixaram-se de dificuldade de concentração.
"Os percentuais se ampliam entre pacientes internados em UTI. Quanto maior a gravidade da doença, maior também pode ser a intensidade dos sintomas no pós-Covid", cita Ariely.
"Ainda não temos nenhum estudo que confirme 100% a forma como a Covid-19 afeta o organismo humano, mas já sabemos que o vírus pode causar uma inflamação sistêmica grave. Em pacientes que precisaram de suporte ventilatório e oxigenação complementar, a falta de oxigênio no sangue tem um papel importante como causa das sequelas", justifica a médica.
Tratamento - A boa notícia é que há tratamento para os quadros de comprometimento moderado a grave da Covid longa. O primeiro passo é procurar um médico neurorologista, que fará uma avaliação cognitiva. "Em geral, nós usamos testes de rastreio cognitivo, como o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e Mini exame do estado mental (Meem). Esses testes analisam habilidades como atenção, funções executivas, memória, linguagem e orientação, entre outras funções", esclarece Ariely.
Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para realização de exames complementares, que podem ser laboratoriais e de imagem, como tomografia ou ressonância de crânio. "Após as avaliações e, se for o caso, indicamos tratamento com fonoaudiólogo ou neuropsicólogo para ajudar na recuperação", explica.
No Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Rosa, é possível realizar os exames de angioressonância de crânio, de forma segura e com a precisão necessária para os pacientes com suspeita de alterações pós-Covid. A unidade funciona 24 horas, mediante agendamento prévio, proporcionando conforto e comodidade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos