Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Em defesa da produção, Wellington sugere mudança em edital para duplicar a BR-364

Senador do PL de Mato
Grosso propôs ainda a ANTT um conjunto de 11 obras que devem ser tratadas como prioritárias pela concessória. Durante audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Rondonópolis, na última sexta-feira, 28, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, pediu mudanças no edital para a concessão da BR-364. O objetivo, segundo ele, é assegurar a duplicação dos segmentos rodoviários para permitir a “ampliação do agronegócio” com escoamento da produção.
Em ofício encaminhado à ANTT durante a reunião, Wellington defendeu que os estudos e projetos para concessão “devem apresentar soluções de viabilidade econômica” para duplicação dos segmentos rodoviários entre as cidades de Rondonópolis até Jataí (GO), e, Rio Verde até Itumbiara, em Goiás. O projeto que está sendo proposto prevê apenas alargamentos em pista simples.
“A operacionalização desses corredores de transportes, em pista dupla, deverá gerar um grande desenvolvimento econômico e social dos municípios e atração de novos negócios, especialmente, agroindústrias, ao longo do corredor de transportes” – salientou o senador.
A proposta de duplicação da BR-364, entre Rondonópolis, Alto Araguaia, em Mato Grosso, e, Jataí, Rio Verde, em Goiás, busca ainda consolidar a maior plataforma ferroviária do país, a Ferronorte, com a Ferrovia Norte Sul, em Rio Verde, potencializando o fluxo de transportes, a logística nacional e o agronegócio.
Outra ponderação do senador para o edital de concessão diz respeito ao mecanismo de aplicação e destino dos recursos arrecadados em outorga, semelhante ao apresentado na proposta de Emenda Constitucional nº1/2021, de sua autoria, em tramitação no Senado. A medida prevê que os recursos arrecadados por outorga, para privatização dessas rodovias sejam aplicados 100% nas obras de melhoria da própria rodovia.
Fagundes propôs ainda modificar o Plano de Exploração Rodoviário (PER), para incluir vários serviços iniciais a serem realizados na rodovia BR- 364/MT, no trecho da divisa de Goiás com Mato Grosso, entre as cidades de Alto Araguaia e Rondonópolis, para execução imediata. Entre eles estão: duplicação da ponte sobre o Rio Araguaia, na cidade de Alto Araguaia e da ponte sobre o Rio Boiadeiro na cidade de Alto Araguaia.
Também deve ser priorizada a duplicação da rodovia da ponte sobre o Rio Boiadeiro até o entroncamento com o contorno da cidade de Alto Araguaia - contorno este já previsto na concessão. Ele propôs também a duplicação da travessia urbana de Alto Garças, com a complementação de ruas laterais, além da implantação de viadutos para acesso às principais ruas da cidade e a implantação de passarelas.
Obrigações urgentes
Outras obras defendidas por Fagundes com obrigação da concessionária são: duplicação da travessia urbana de Vila Garça Branca com a implantação de ruas laterais, passagem de pedestre e construção de viaduto; duplicação ou variante na Serra da Petrovina; duplicação da Travessia Urbana de Pedra Preta, com construção de ruas laterais e construção de viaduto para acesso à cidade; complementação da duplicação da travessia urbana de Rondonópolis da ponte sobre o Rio Lourencinho sentido Pedra Preta; e, construção de Contorno Oeste de Rondonópolis unindo a BR-364 à BR-163, mais precisamente no ponto onde está projetado o contorno na concessão atualmente em andamento, além da implantação do contorno Leste de Rondonópolis contornando área indígena.
A audiência em Rondonópolis foi a última das quatro programadas pela ANTT para colher contribuições a respeito da exploração de lotes rodoviários localizados nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. O projeto, que foi desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contempla os seguintes lotes: Lote 1 , BR-060/452/GO; Lote 2, BR-060/364/GO/MT; Lote 3, BR-070/174/364/MT/RO; e Lote 5, BR-364/RO.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário