Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PESQUISA: Estudos ajudam classe produtora a mitigar os riscos com nematoides

Eles são um dos
fatores restritivos de produção e podem causar grandes perdas à lavoura. Dentre os problemas que podem prejudicar o crescimento das plantas de soja, os nematoides são os que, se o produtor não ficar atento, podem ter grande prejuízo. Monitorar frequentemente as áreas é fundamental. Identificar as espécies é outra ação necessária. Quantificar os nematoides também é importante. Com todo o diagnóstico em mãos é hora de decidir qual manejo deve ser adotado para diminuir as populações e evitar perdas de produção.
“Além do manejo com resistência varietal, químicos e biológicos, é importante adotar também conjuntamente as coberturas de solo. Todo cuidado para não disseminar ou evitar a disseminação dentro da fazenda, ou até de uma fazenda (área) para outra são necessários. A escolha dos materiais é um ponto fundamental e a utilização de técnicas eficientes para cada espécie é outra ferramenta que ajuda a ter maior controle dos nematoides”, explica Tatiane Zambiasi, Engenheira Agrônoma, Pesquisadora e Consultora da Agromax.
Muitas vezes os nematoides são considerados inimigos ocultos da lavoura, pois não são visíveis ao olho nú. Isso exige muita atenção, cautela e precaução do produtor e sua equipe. Se não for feito monitoramento constante e eficiente, pode se ter áreas com grandes perdas devido às altas populações dos nematoides.
De acordo com Tatiane, o ideal é mapear as áreas, assim como é feito com relação à fertilidade do solo. “Acredito que ainda temos muito a evoluir na parte genética, principalmente para o nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus); com os nematoides de cisto temos um desafio enorme com relação às raças, que cada vez mudam mais frequentemente e o produtor nem sempre tem essa informação; para o nematoide das galhas (Meloidogyne sp.) temos ainda poucos materiais resistentes. Mas já evoluímos muito em produtos químicos e biológicos, coberturas e informações de manejo integrado. Cautela e fazer um mapeamento constante, é um bom caminho para quem não quer ter perdas por causa de nematoides."
A pesquisadora apresentou essas e outras informações durante o Open Sky Soja 2022 realizado nesta quarta-feira (02) no município de Campo Verde, situado na região sudeste de Mato Grosso. Segundo Tatiane, as chuvas contribuíram para a multiplicação dos nematoides nas lavouras de Mato Grosso, causando problemas mais severos em algumas propriedades. “Os nematoides de cisto e das lesões puderam ser vistos com muita frequência e a disseminação foi muito rápida e eficiente”, destacou a especialista.
Para os participantes do evento realizado pela Proteplan (empresa de pesquisa agrícola) em outras duas cidades mato-grossenses, ter informação é muito importante para tomadas de decisões sobre manejos corretos dos fatores restritos de produção. O Consultor Técnico, Pedro Scheineider, participou da edição em Campo Novo do Parecis, norte do estado, e adquiriu informações nas áreas de herbologia, tecnologia de aplicação, pragas, fotossanidade e fisiologia das plantas. “Para nossa região, o evento trouxe muita inovação e pesquisa, que é o que todo produtor necessita. Temos muitas dúvidas sobre problemas de anomalias e nematoide de cisto. Adquirimos muitas informações sobre os assuntos e tivemos a oportunidade de aplicar no campo”.
Mais informações sobre os resultados de pesquisas divulgados no Open Sky Soja 2022 no site: https://www.proteplan.com.br/
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos