Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Por meio de 13 produtos processuais, TCE-MT garante correta aplicação dos recursos públicos; entenda processos

Para dar efetividade à fiscalização dos atos de gestão dos recursos públicos, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) conta com uma série de produtos processuais que viabilizam o acompanhamento do dinheiro público e da legalidade de sua aplicação. Esta atuação se dá pela formalização de 13 tipos diferentes de processos, previstos no regimento interno do órgão e apreciados pelo Tribunal Pleno.
É o caso das Contas de Governo, que apontam a lisura na conduta do administrador em exercício, seja ele prefeito ou governador, por meio da análise das condutas de planejamento e cumprimento de leis ao longo de cada ano. Considerando o mesmo período, as Contas de Gestão têm a finalidade de demonstrar a aplicação de recursos públicos praticados por aqueles que foram responsáveis em gerí-los.
Já os Recursos são apresentados quando o responsabilizado não concorda com a decisão do Pleno e apresenta defesa para avaliação. Na sequência, os Levantamentos objetivam conhecer a organização e o funcionamento de um órgão ou entidade pública e as Tomadas de Contas, identificar danos ao erário, ou seja, situações nas quais o dinheiro público não foi aplicado de forma correta.
Reforçando o papel orientativo da Corte de Contas, as Resoluções de Consulta sanam as dúvidas dos agentes públicos relacionadas a situações específicas. A Inspeção, por sua vez, é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para suprir omissões, esclarecer dúvidas, apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade de 110 atos e fatos específicos.
Enquanto isso, o Acompanhamento examina e avalia o desempenho dos jurisdicionados e as Auditorias averiguam a legalidade de atos de gestão, auxiliando o gestor público a identificar possíveis falhas e garantindo a eficiência no serviço prestado. Neste contexto, quando o TCE-MT aponta inconformidades e recomenda providências, instauram-se processos de Monitoramento.
As Representações de Natureza Externa e Interna (RNEs e RNIs), por sua vez, analisam fatos representados em conformidade com as normas e procedimentos de auditoria, como, por exemplo, a existência de irregularidades em contratos e licitações. A diferença entre elas é que a RNE pode ser comunicada por qualquer interessado e a RNI é instaurada pela própria Corte de Contas ou pelo Ministério Público de Contas (MPC).
A partir de solicitações propostas nas RNEs e RNIs, pode ser adotada a Medida Cautelar, que é um procedimento jurídico estabelecido para prevenir, conservar ou defender direitos. É a partir dela que o Tribunal pode evitar, por exemplo, que uma licitação fraudulenta seja executada, ou que uma obra ilegal seja concluída.
Ao contar com técnica, coerência e justiça nestes procedimentos de controle externo é que o TCE-MT consegue acompanhar a correta aplicação dos recursos, assegurando a legitimidade e economicidade das despesas públicas. Assim, o Tribunal faz com que as taxas e impostos recolhidos retornem para a sociedade por meio de serviços de qualidade em áreas como saúde, educação e segurança.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário