Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

QUALIFICA + VG: KALIL BARACAT LANÇA PROGRAMA VISANDO AMPLIAR À GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

MISSÃO do QUALIFICA + VG é OFERTAR MÃO de OBRA CAPACITADA para o MERCADO de TRABALHO que desde 2021, em PARCERIA com o MUNICÍPIO já ABSORVE TRABALHADORES em DIVERSOS SETORES da ECONOMIA.
Combater um universo de mais de R$ 12 milhões de desempregados, levou a Prefeitura de Várzea Grande através da Secretaria de Assistência Social e parceiros como o Governo do Estado de Mato Grosso, IFMT, SESI, SENAI, SENAC, CDL, GAAT e UNIVAB a se unirem para capacitar, treinar e ampliar as possibilidades da geração de emprego e, a consequente melhora na renda da segunda maior cidade de Mato Grosso. O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat e a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, anunciaram que o novo programa “Qualifica+VG”, tem por objetivo disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, por meio da capacitação profissional. O programa reúne diversos projetos de cursos de qualificação profissional de importantes parceiros da Prefeitura Municipal, que inclusive desde o ano de 2021 já ofertaram e preencheram vagas de emprego de pessoas indicadas pela Administração Municipal após avaliação de currículo.
A marca foi criada para identificar os cursos dos parceiros da Secretaria de Assistência Social, com foco no público de vulnerabilidade e risco social, famílias inscritas no Programa Ser Família do Governo do Estado de Mato Grosso, que atende jovens, mulheres arrimo de família, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.
Kalil Baracat disse que Várzea Grande dá um passo importante no que tange a capacitação e geração de emprego e renda, e a inserção do Qualifica + VG, ampliará as possibilidades de se ter um número maior de pessoas sendo preparadas para o concorrido mercado de trabalho.
“Não basta apenas ofertar as vagas de trabalho, temos que qualificar a nossa mão de obra, por isso estamos criando esse programa que vai ampliar e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores. Vamos preparar e mudar a vida de nossos munícipes. Um exemplo claro acontece aqui mesmo em Várzea Grande onde temos nos próximos anos R$ 515 milhões em obras e ações de interesse da cidade. Essas obras e ações geram emprego e renda, sendo que para preencher essas vagas é necessário que tenhamos profissionais capacitados, pois são poucas as cidades que conseguem investir recursos deste montante, gerando emprego e renda em todos os setores, por isso decidimos criar o Qualifica + VG”, frisou Kalil Baracat.
O prefeito fez questão ainda de lembrar que os resultados colhidos por sua gestão e mesmo os avanços obtidos nos últimos anos são decorrentes de todo planejamento e investimentos efetivados pela então prefeita Lucimar Sacre de Campos.
Coordenado pela secretaria de Assistência Social, o programa conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social; SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial); CDL (Câmara de Diretores Lojistas); IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SESI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); com apoio do GAAT (Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras) e também com a participação da União Várzea-grandense de Bairros – UNIVAB
O diretor geral do IFMT, João Bosco Lima Beraldo, disse que o município de Várzea Grande está de parabéns pelos serviços realizados. “O IFMT tem satisfação e alegria em ter o município de Várzea Grande como parceiro, em especial, neste curso de Microempreendedor Individual, com uma oferta de 500 vagas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e beneficiárias de Programas Sociais. O curso está tendo grande procura e já é um sucesso. Para este semestre estão sendo ofertadas 250 vagas, e já temos 220 inscritos”, informou.
Beraldo também destacou o trabalho que vem sendo feito pelos CRAS, que tem resultado no número elevado de inscrições. “Várzea Grande possui quatro Centros de Referência em Assistência Social e tem municípios que possuem até dez unidades que não conseguiram alcançar um número de inscrições realizadas aqui na cidade. E esse resultado é fruto do trabalho conjunto do IFMT, de toda a equipe da Prefeitura Municipal e todos envolvidos nesta grande pareceria” disse o diretor lembrando que os cursos serão realizados nos bairros, em Escolas das Redes Municipais e Estadual, num trabalho coletivo.
O presidente do CDL, David Pintor disse que ao longo do ano de 2021 esteve junto com a administração municipal discutindo vários projetos em prol da geração de emprego e renda e em todos os projetos, os atendimentos que foram feitos, principalmente pelos Centros de Referências Sociais, nos bairros, foram feitos com dedicação.
“Mais de 2 mil vagas de empregos foram ofertados por empresas em Várzea Grande, e que foram de certa forma, preenchidas com trabalho que a Prefeitura Municipal fez, com apoio de toda equipe que compõem a Assistência Social. Hoje com o lançamento deste novo programa para mim é um marco, porque não é só dar emprego, mas ensinar também algumas funções. Esse projeto é muito importante e vamos participar sim desse grande movimento”, enalteceu o empresário, destacando que esse novo Programa dará dignidade a vida das pessoas.
Já a delegada da Delegacia Especializada na Defesa da Mulher e da Criança e do Idoso, Mariel Antonine Dias Viana, frisou que o Programa Qualifica + VG é diferenciado e tem tudo para ser um sucesso. “A evolução de uma pessoa só se dá com base na educação, que proporcionou uma mudança em minha vida e vai proporcionar mudanças na vida de todos aqueles que se dispuserem em aprender. Nem sempre uma faculdade está à disposição de todos, e tem mãe de família que não tem condição de fazer uma faculdade, mas tem condição de fazer um curso profissionalizante, se tiver disponível. Quero agradecer e elogiar essa ação do município, junto com todos os parceiros que integram essa Rede. O projeto vai qualificar também as vítimas de violência doméstica, e a gente sabe que uma grande dificuldade para mulher vencer a violência doméstica é a falta de trabalho, mas com essa filtragem será possível vencer esse ciclo de vida”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância de todas as parceirias realizadas, pois o foco principal é criar oportunidades para todos indistintamente. “Temos parceiros que se dedicam em transformar a vida das pessoas e essas parcerias têm possibilitado um leque de oportunidades com foco no social inclusivo, com mulheres, pessoas com deficiências, mulheres arrimo de famílias. A Secretaria de Assistência trabalha com público vulnerável, e temos que ter sensibilidade e um olhar especial para esse público, daí a nossa preocupação em proporcionar capacitação, e dar meios para que essas pessoas sejam inseridas no mercado do trabalho. O nosso compromisso com o lançamento deste programa é a possibilidade assertiva de recomeços”, assegurou.
Ana Cristina também enalteceu a participação do Governo do Estado de Mato Grosso no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao social, bem como da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos que em sua gestão trabalhou de forma brilhante, neste setor, com programas e serviços voltados a capacitação de mulheres com cursos profissionalizantes, no fortalecimento de vínculos familiares. “E a nossa missão é dar continuidade e avançar ainda mais nos projetos e serviços que começaram na gestão passada e que nesta gestão serão fortalecidos para atender a mais pessoas como determina o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, que é idealizadora de diversas ações sociais de Várzea Grande”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos