Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Sociedade da tecnologia ou da comunicação?

Metaverso. Realidade virtual. Inteligência Artificial. Robôs. O que você, Homo Sapiens, sente e pensa quando é bombardeado com estes termos e informações do que parece um novo mundo? Certamente sente uma pressão para conhecer isso tudo e, ao mesmo tempo, uma dúvida sobre qual o seu lugar no mundo diante de todas estas novidades.
Aí que entra a comunicação! Em um mundo onde máquinas estão substituindo a mão de obra humana e avançando cada vez mais, o que vai nos diferenciar e nos destacar no mercado? Uma habilidade eminentemente humana, que nenhum robô conseguirá reproduzir e substituir verdadeiramente: a comunicação! Estou falando de comunicação verdadeira, a que nos conecta, empática, que promove relacionamentos e que é fundamental para quem vive em sociedade como nós.
Muitas vezes não percebemos a importância da comunicação nas nossas vidas e no mundo, em todos os âmbitos e ambientes. Já pararam para pensar em quantos estímulos comunicacionais recebemos e enviamos a cada dia? Desde a hora em que acordamos até o momento de dormir. E não me refiro apenas à comunicação verbal, e sim à comunicação total, incluindo a não verbal (corporal, facial, gestual). Quantas vezes nos comunicamos e conseguimos realizar coisas, reforçar laços e criar vínculos apenas com o olhar? Aí reside a beleza e o genuíno poder da comunicação.
Por isso, quando vemos as pesquisas de "profissões do futuro", "habilidades mais valorizadas atualmente" temos a comunicação e suas vertentes - empatia, saber trabalhar em equipe, oratória,... - como destaque. Porque o técnico, o braçal, os cálculos, são melhores executados pelas máquinas, isso já é realidade, mas o que conecta, o que engaja e o que motiva para crescer é feito por quem domina a comunicação.
Reforço aqui com uma frase que ouvi em uma Conferência e que me marcou: "para não ser substituído por um robô, não aja como um"! Assim, pensar a comunicação nas nossas vidas e como a fazemos no nosso dia a dia é o nosso diferencial. Uma sociedade dominada por máquinas necessita cada vez mais de um elo humano, único e genuíno, como a comunicação. Então, que tal exercermos nossa melhor comunicação, para criarmos ambientes agradáveis, relacionamentos verdadeiros e sermos a diferença nesse mundo?
Luciana Varga é jornalista e professora de Graduação e Pós-Graduação da Estácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos