Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 11 de março de 2022

ENSINO DE NÍVEL: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE VÁRZEA GRANDE INAUGURAM UM NOVO MOMENTO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

KALIL BARACAT e SILVIO
FIDÉLIS LEMBRAM QUE ALÉM DE SEREM LIVROS INOVADORES, ELES ESTIMULAM OS PROFISSIONAIS DO ENSINO A PESQUISAREM e se CAPACITAREM AINDA MAIS se TORNANDO REFERÊNCIA PARA a CIDADE E PARA MATO GROSSO. “A minha e as novas gerações, com certeza, poderão construir um futuro melhor”, disse o prefeito Kalil Baracat ao participar da solenidade de entrega de Livros Didáticos da História e da Geografia de Várzea Grande, que foram elaborados a partir de estudos, pesquisas e trabalhos de professores e profissionais da Educação da segunda maior cidade de Mato Grosso.
Acompanhado pela primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat e pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis, além de vereadores, secretários, professores e alunos, a solenidade ganhou importância pelo fato de as pesquisas terem sido elaboradas por profissionais da Rede Pública Municipal e pelo fato de o prefeito garantir a gratuidade dos exemplares para os alunos da Rede Pública Municipal.
Tanto Kalil Baracat quanto a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat participaram do lançamento dos livros didáticos “Várzea Grande, cidade da gente”, destinado aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Várzea Grande.
Os livros didáticos “Várzea Grande, cidade da gente” de autoria dos professores: Gonçalina Leite Rondon, Wanda Cecília de Mello, Rosana Fátima de Arruda, Emerson de Souza, Nailza Barbosa Gomes e Pedro Mário Sales foram produzidos pela Didáticos Editora e serão distribuídos para os alunos do Ensino Fundamental nos estudos regionais de História e Geografia sem custo e como elemento fundamental para que as pessoas conheçam a história da cidade onde vivem ou nasceram.
Um dos maiores filósofos, teórico político e orador irlandês, que foi membro do Parlamento Londrino afirmava com desenvoltura que ‘Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la’, o que até hoje demonstra que sem história um povo fica enfadado a não sair do mesmo local, não evoluir e como queremos e vamos evoluir, temos que ter história, estar com ela registrada para poder se propagada para todos que desejarem e se tornar evolutiva assim como é a própria vida humana”, comemorou o prefeito Kalil Baracat, ressaltando novamente que ele vem de uma família de educadores que sempre trabalharam por uma Várzea Grande melhor para todos sob o comando da sua avó Sarita Baracat.
De acordo com Gonçalina Rondon, ex-superintendente pedagógica da Smecel/VG, os dois volumes destinados aos anos iniciais e aos anos finais, são o resultado de anos de estudos e pesquisas realizadas pelos autores para ser utilizado em sala de aula. “Os livros irão possibilitar aos estudantes o conhecimento dos aspectos históricos de Várzea Grande desde sua fundação até o momento atual. Além dos registros históricos, fotos, mapas e ilustrações, os livros também contêm atividades variadas e sugestões para trabalhos de pesquisa individual ou em grupo” explicou.
Outro aspecto relevante para os autores é a possibilidade que as publicações também possam ser fontes úteis de estudo para aqueles que desejam prestar concurso para o serviço público municipal ou para pesquisadores e historiadores interessados pela história política, social e cultural de Várzea Grande.
Para o secretário Silvio Fidelis, com a publicação e a distribuição dos livros para as escolas, o estudo de história e geografia na Educação Fundamental do município vai ficar mais abrangente. “Em sala de aula, o professor ensina a história e geografia do estado, do país e até do mundo. A partir de agora ele também vai poder ensinar a história e geografia do município com esses livros que serão importantes instrumentos para elevar os conhecimentos de alunos e professores sobre a história e geografia de Várzea Grande” destacou.
Silvio Fidélis lembrou que dados históricos e geográficos fazem parte de toda e qualquer medida adotada não só pelo ensino, mas também, pelas empresas e indústrias para decidirem seu planejamento futuro, para investidores que desejam saber as reais possibilidades para seus negócios, para o dia a dia de todos que vivem da cidade ou em função dela, pois no mundo moderno, digital das mídias sociais, a história constrói e define estratégia e a geografia assegura resultados, ou alguém acredita que o agronegócio não levou em consideração a história de Mato Grosso e seus dados geográficos para tornar aqui o maior celeiro do mundo.
Durante o lançamento, os livros foram entregues de maneira simbólica para alunos das EMEBs Honorato Pedroso de Barros e Gonçalo Domingos de Campos (CAIC).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos