Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 21 de março de 2022

Lei institui Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular

De janeiro a janeiro, as campanhas de conscientização dão cor ao calendário da saúde, defendendo causas de entidades e organizações não governamentais. O mês de março, por exemplo, foi escolhido para a Campanha de Conscientização da Saúde Visual: o chamado Março Verde. Seguindo esse conceito de conscientização, a prefeitura de Cuiabá, sancionou recentemente a Lei nº 6762/2022 que cria o Dia Municipal da Pessoa Com Visão Monocular, a ser comemorado anualmente em Cuiabá, no dia 05 de maio.
Além de gerar mais informações acerca do assunto, a lei de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) busca mais respeito para os portadores da doença que muitas vezes sofrem com discriminações. “Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais, além disso, por inúmeras vezes acabam sendo alvos de discriminação”, diz o parlamentar ao explicar que os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, deste modo, apresentam noção de profundidade bastante restringida.
“É urgente que se criem mecanismos de estímulo às autoridades no sentido de programar políticas de saúde pública para o tratamento e o diagnóstico da perca de visão de um dos olhos e, também, de apoio às pesquisas na área. É preciso realizar debates e campanhas de alerta, para conscientizar a população sobre o problema”, contextualizou Dr. Luiz.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, o portador de visão monocular tem visão bastante reduzida de um olho. A ausência de estereopsia (visão binocular – que é a capacidade de os dois olhos enxergarem em conjunto) limita o ser humano em várias atividades consideradas normais, tais como: práticas esportivas, profissionais e de lazer, inclusive impede de assistir a imagens que utilizam a tecnologia 3D (3ª dimensão), que usam estruturas com dois projetores, um para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A pessoa com visão monocular vê apenas uma imagem embaçada.
CAUSAS
As causas mais comuns para a visão monocular são doenças como o glaucoma, distúrbios infecciosos intra oculares (toxoplasmose), disfunções da córnea ou retina, tumores intra oculares, ambiopia (visão preguiçosa) e traumas oculares.
LIMITAÇÕES
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a visão monocular interfere com a estereopsia (percepção espacial dos objetos) permitindo examinar a posição e a direção dos objetos dentro do campo da visão humana em um único plano, ou seja, apenas em duas dimensões. Assim, pacientes com visão monocular reconhecem a forma, as cores e o tamanho dos objetos, mas têm dificuldade em avaliar a profundidade e as distâncias, características da visão tridimensional.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos