Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

segunda-feira, 21 de março de 2022

Lei institui Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular

De janeiro a janeiro, as campanhas de conscientização dão cor ao calendário da saúde, defendendo causas de entidades e organizações não governamentais. O mês de março, por exemplo, foi escolhido para a Campanha de Conscientização da Saúde Visual: o chamado Março Verde. Seguindo esse conceito de conscientização, a prefeitura de Cuiabá, sancionou recentemente a Lei nº 6762/2022 que cria o Dia Municipal da Pessoa Com Visão Monocular, a ser comemorado anualmente em Cuiabá, no dia 05 de maio.
Além de gerar mais informações acerca do assunto, a lei de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) busca mais respeito para os portadores da doença que muitas vezes sofrem com discriminações. “Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais, além disso, por inúmeras vezes acabam sendo alvos de discriminação”, diz o parlamentar ao explicar que os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, deste modo, apresentam noção de profundidade bastante restringida.
“É urgente que se criem mecanismos de estímulo às autoridades no sentido de programar políticas de saúde pública para o tratamento e o diagnóstico da perca de visão de um dos olhos e, também, de apoio às pesquisas na área. É preciso realizar debates e campanhas de alerta, para conscientizar a população sobre o problema”, contextualizou Dr. Luiz.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, o portador de visão monocular tem visão bastante reduzida de um olho. A ausência de estereopsia (visão binocular – que é a capacidade de os dois olhos enxergarem em conjunto) limita o ser humano em várias atividades consideradas normais, tais como: práticas esportivas, profissionais e de lazer, inclusive impede de assistir a imagens que utilizam a tecnologia 3D (3ª dimensão), que usam estruturas com dois projetores, um para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A pessoa com visão monocular vê apenas uma imagem embaçada.
CAUSAS
As causas mais comuns para a visão monocular são doenças como o glaucoma, distúrbios infecciosos intra oculares (toxoplasmose), disfunções da córnea ou retina, tumores intra oculares, ambiopia (visão preguiçosa) e traumas oculares.
LIMITAÇÕES
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a visão monocular interfere com a estereopsia (percepção espacial dos objetos) permitindo examinar a posição e a direção dos objetos dentro do campo da visão humana em um único plano, ou seja, apenas em duas dimensões. Assim, pacientes com visão monocular reconhecem a forma, as cores e o tamanho dos objetos, mas têm dificuldade em avaliar a profundidade e as distâncias, características da visão tridimensional.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos