Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Seja bem-vindo ao perfil oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso!

domingo, 13 de março de 2022

POTÊNCIA TURÍSTICA: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega Marco Zero e reacende orgulho das raízes e cultura do povo cuiabano

“Grandes histórias que vamos eternizar para que sirvam de legado para as famílias cuiabanas”, disse durante inauguração.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta sexta-feira (11), o Monumento das Monções e a Praça Cândido Manoel da Silva, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, localidade reconhecida como Marco Zero da cidade. A obra foi realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), fomentando o potencial turístico e valorizando uma das mais antigas e tradicionais regiões da capital.
No local foi instalado o Monumento das Monções, que representa os três batelões, embarcações esguias que percorriam as águas do Rio Cuiabá. O monumento medindo 17 metros foi criado pelo arquiteto e desenhista, Moacyr Freitas, e desenvolvido pela arquiteta, Jacqueline Rachid Jaudy, para relembrar a chegada dos primeiros bandeirantes a Cuiabá. A praça que envolve todo o entorno da obra leva o nome do mestre da Cultura Popular e um dos fundadores do grupo Flor Ribeirinha, Cândido Manoel da Silva. A história de “Seo Candí” se entrelaça com a tradição do São Gonçalo Beira Rio, onde nasceu em 1928. O espaço recebeu a revitalização completa com mirante para o rio Cuiabá, academia ao ar livre, palco para apresentações culturais e outros monumentos que remetem à cultura cuiabana.
“É no São Gonçalo Beira Rio que nasceu o grupo Flor Ribeirinha, é onde temos as melhores peixarias de Cuiabá, onde temos as mais belas ceramistas, ícones da nossa cultura e da nossa arte, onde estão os nossos pescadores representantes das nossas origens, foi aqui onde tudo começou e agora terá essa obra de arte da genialidade e do talento do grande cuiabano Moacyr Freitas, que eterniza o valor, a importância e a identidade cultural de São Gonçalo Beira Rio e a genialidade e talento de um dos maiores arquitetos da história do nosso Estado, levando a história de Candi e de um povo sedento de progresso, humilde, honrado e trabalhador. Dois grandes homens, duas grandes histórias que vamos eternizar para que sirvam de inspiração e legado para as famílias cuiabanas. Como prefeito da capital, cuiabano de ‘tchapa e cruz’, nascido da região, quero dar o meu abraço fraterno a esse povo simples e pacato, de uma fé cristã inabalável que representa o espírito do povo cuiabano. Quero saldar também a toda nossa equipe que não mediu esforços para que essa obra pudesse estar sendo entregue hoje e se tornasse realidade”, discursou o prefeito.
Durante a cerimônia, foram realizadas apresentações culturais de música, dança e teatro. Além disso, também foram entregues onze títulos de mestres da Cultura Popular a cidadãos da comunidade. A programação foi idealizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. “Hoje é um dia muito importante para Cuiabá e para a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, uma comunidade histórica que está sendo contemplada com esse ato da gestão Emanuel Pinheiro de saberes e fazeres. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fez uma programação que contempla a cultura local através de apresentações musicais, com o grupo Flor Ribeirinha, que nasceu aqui, dança, teatro e a entrega dos certificados de mestres da Cultura Popular. É uma alegria muito grande estarmos aqui, onde os bandeirantes chegaram dando início a história e a cultura de São Gonçalo Beira Rio”, explicou o secretário Aluízio Leite.
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou a importância da obra para a melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. “São Gonçalo Beira Rio representa a nossa história, aqui desembarcaram as primeiras canoas que deram vida à nossa cidade e ao nosso desenvolvimento, então estar aqui nada mais é do que um resgate puro da nossa história. Esse foi um projeto que começou em 2019, um investimento que deve valorizar o turismo, o comércio da região e, principalmente, trazer melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram nessa região”, ressaltou.
O diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite, falou da satisfação em realizar mais uma importante entrega para a comunidade. “Hoje estamos aqui com muita alegria para a entrega dessa obra que nós acompanhamos desde quando tudo começou. É uma alegria enorme a Limpurb estar presente nessa inauguração, empreendendo esforços como o ex-secretário Vanderlúcio Rodrigues, dos nossos diretores e servidores da Limpurb para que pudéssemos entregar mais esse espaço bonito e iluminado para a sociedade cuiabana”, pontuou.
Morador da comunidade há 60 anos, o presidente da Associação de Moradores de São Gonçalo Beira Rio, Dalmir Lúcio de Almeida, agradeceu a gestão pela entrega do espaço e pela valorização da cultura local. “A gente sempre sonhou em ter um espaço como esse e hoje ele está sendo realizado. Aqui representa um marco histórico, foi o nosso primeiro campo de futebol, foi igreja, escola e agora esse lindo espaço. Para nós é um prazer muito grande receber uma obra dessa, que vai valorizar ainda mais a nossa comunidade. Só temos a agradecer ao prefeito e todos aqueles que estiveram envolvidos nesse projeto”, disse.
Emocionada, a dona Ana Lúcia da Silva, familiar do “Seo Candí” também não deixou de agradecer a gestão pela homenagem. “Em nome de toda minha família agradeço de coração ao prefeito Emanuel Pinheiro por essa praça maravilhosa que ele e fez para nós. Agradeço de coração a todos aos envolvidos e a comunidade São Gonçalo Beira Rio”.
A emoção também foi compartilhada pelo filho do arquiteto Moacyr Freitas, Joilson Freitas. “Gostaria de agradecer em nome da minha família. Como arquiteto, filho e neto de arquitetos, é com muita emoção que hoje vejo essa magnífica obra que meu pai idealizou, mas que infelizmente partiu há seis meses. É emocionante para minha família estar aqui hoje recebendo essa homenagem”, afirmou.
A solenidade de entrega contou ainda com a presença dos vereadores Mário Nadaf, Cezinha Nascimento e Chico 2000, além do secretário de Governo, Luís Cláudio de Castro, secretário de Turismo, Zito Adrien, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, secretário de Habitação, Leonardo Leão, diretor do Creci-MT, Claudecir Contreira, arquiteta Jacqueline Rachid Jaudy, presidente do grupo Flor Ribeirinha, dona Domingas, entre outras lideranças comunitárias.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos