Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 31 de março de 2022

Segurança jurídica, infraestrutura e segurança ainda na pauta do agro

Carta de Parecis, que lista condições mínimas para a atividade produtiva, foi apresentada hoje pelo presidente do Sindicato Rural, Bruno Giacomet. Condições básicas para que o produtor rural possa seguir na produção de alimentos foram listadas na Carta de Parecis, apresentada na solenidade de abertura da Parecis SuperAgro, nesta quarta (30.03). O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet, apresentou o documento como uma contribuição a um futuro próspero para a região. “Campo Novo é exemplo de diversificação do agronegócio em Mato Grosso, produzimos soja, milho, algodão, milho pipoca, girassol, cana-de-açúcar, entre outros. Ainda vemos a parceria entre produtores rurais indígenas e não-indígenas e a preservação das nossas belezas naturais”, citou.
Porém, lembrou que há dificuldades em diversos setores que precisam de atenção dos poderes públicos em todas as esferas. Entre os pontos, a regularização fundiária e a segurança jurídica. “Precisamos formalizar e regularizar a posse a quem de direito. É inadmissível que produtores agrícolas que tanto investem na região convivam até hoje com tamanha insegurança jurídica”, disse Giacomet.
A logística é um gargalo conhecido e nunca resolvido em Mato Grosso. Na Carta de Parecis, a reivindicação é pela ampliação da interligação logística, pois o município está posicionado estrategicamente, como um entroncamento no estado, sendo rota para vários tipos de carga. Apesar disso, ainda não há uma travessia urbana segura e moderna ou mesmo um plano permanente de manutenção e conservação de rodovias.
“É incômodo até para nós ter que pedir, ano a ano, por melhores condições de infraestrutura. E fazemos isso porque os produtores rurais contribuem diretamente, via Fethab, para isso. Somente em 2020, Campo Novo do Parecis arrecadou para os cofres públicos mais de R$ 92 milhões vindos do agro, mas o retorno foi insignificante”, pontou.
Uma logística eficiente e a inserção de estruturas de segurança especializadas, como o Gefron, significam, também, mais condições para aproveitamento de todo o potencial turístico do município.
HOMENAGEM
Em sua primeira edição, o Troféu Armando Brolio foi concedido hoje a três personalidades de Campo Novo do Parecis. Os homenageados foram Marlon Fedrizzi, produtor rural, Fábio Aguiar, vereador e idealizador do projeto Agen (Agentes Mirins), e Mari Cândida Zamion, professora e ex-secretária municipal de Educação - que foram eleitos por voto ao longo de 2021.
Levando o nome de um dos mais queridos pioneiros de Campo Novo do Parecis, o troféu tem o objetivo de homenagear pessoas que fazem muito pelo município, pelo próximo e pela atividade produtiva. “Meu pai sempre foi um lutador e ajudou muita gente. Era agrônomo, veterinário, ortopedista, de tudo um pouco. Ele sempre falava que era preciso acreditar nos sonhos e é assim que estamos aqui hoje, contribuindo por este município”, conta Antônio Brolio, ex-presidente do Sindicato Rural e atual vice-prefeito do município.
A Parecis SuperAgro 2022 segue até sexta (1.04). Amanhã, além da feira comercial, a programação conta com a palestra “Os desafios da educação para a sucessão familiar”, de Rossandro Klinjey, e a participação do especialista em agro internacional Marcos Jank, que falará sobre geopolítica e tendências do agronegócio global à tarde.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos