Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 2 de abril de 2022

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Se há algo que emociona Juca do Guaraná Filho, foi sua vitória em assegurar Lei para atendimento preferencial à autistas.
Durante seus mandatos na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) criou diversos Projetos de Lei sem abrir mão dos costumes, das velhas tradições da cuiabania. Contudo, há um que, com toda certeza, não será esquecido pela população: o atendimento prioritário aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da capital.
Em uma luta sem tréguas, Juca conseguiu sancionar a Lei de Nº 6.509/2020, de sua autoria, estabelecendo este atendimento prioritário e, sobretudo, humanitário, aos autistas. Exigindo que os estabelecimentos públicos e privados passassem a estampar, em local visível, o símbolo para a conscientização do autismo. Informando que os portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes têm direito a atendimento prioritário.
Desde então, Cuiabá ganhou uma placa com laço colorido feito de quebra-cabeças, fazendo referência aos autistas.
O êxito foi tão grande que o projeto do vereador Juca do Guaraná acabou servindo de referências para várias outras cidades.
Juca se lembra do quanto ficou emocionado após receber algumas mães que expuseram suas dificuldades com os filhos autistas. Aí, diz ele, não pensou duas vezes para tomar a iniciativa de propor o projeto na Casa de Leis cuiabana. Fazendo questão de frisar que não tem filhos e nem familiares com o transtorno do espectro autista, no entanto, se comoveu profundamente com os relatos das mães que tem estes ‘anjos especiais’.
“Quando uma das mães me disse que como o autismo não tem uma caraterística ou fisionomia que revele o transtorno, para eles acabam sendo um verdadeiro sofrimento ficar, por exemplo, em uma fila. E para os pais destes autistas, um constrangimento, pois o Transtorno do Espectro Autista não é algo que as pessoas identificam rapidamente, muita gente ainda confunde com inquietação. Assim, a informação é uma forma de inclusão”, ressalta o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador emedebista, para apresentar um projeto em favor da sociedade cuiabana é simples: basta ter empatia pelo próximo.
"Tenho orgulho em apoiar ações que fazem a diferença na vida, principalmente, das crianças autistas e de seus familiares. Precisamos mostrar para a sociedade que esse público pode sim ter o seu espaço, nas escolas, no trabalho e nos grupos de convívio social”, disse Juca.
“Por isso que, nós, enquanto vereadores temos que ampliar a discussão para que o objetivo seja alcançado, que as pessoas com esse tipo de transtorno sejam incluídas na sociedade”, complementou o presidente da Casa de Leis.
E é sob este conceito que o vereador pauta suas propostas, projetos, requerimentos e até mesmo as suas emendas impositivas, pensando sempre como, de fato, ajudar as pessoas. E é ainda sob este alicerce que Juca do Guaraná busca seu terceiro mandato na Câmara de Vereadores. Porque sua prioridade é continuar ‘fazendo mais por sua gente’.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos