Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Seja bem-vindo ao perfil oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso!

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Emanuel entrega revitalização da Praça Santos Dumont com fonte luminosa e destaca resgate do tradicional espaço de lazer

O local passou por um
completo processo de transformação, que garantiu a modernização e preservação da história. O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a entrega da revitalização da Praça Santos Dumont, realizada na noite desta terça-feira (12), representa o resgate de um dos mais tradicionais espaços de lazer de Cuiabá. O equipamento público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, passou por um completo processo de transformação, que garantiu a modernização do local, mas sem deixar de lado todo valor histórico que possui.
A reinauguração da praça faz parte da programação de comemoração dos 303 anos de Cuiabá. O projeto executado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) englobou a execução de ações como construção de um novo piso, melhoria na acessibilidade, criação de vagas de estacionamento, instalação de iluminação de LED, e paisagismo. O espaço conta ainda com 30 bancos e 15 lixeiras distribuídas por toda sua extensão.
“É uma praça que se confunde com a história de Cuiabá. Não há como falar do lazer, da integração social do povo cuiabano, dos eventos culturais e comerciais, das manifestações populares, sem lembrar da Santos Dumont. É um espaço que mora no coração das famílias cuiabanas, mas que aos poucos foi sendo deixado de lado. O que fizemos foi resgatar tudo isso e devolver o espaço para seu dono de direito, que é o povo”, disse Emanuel.
Dentro do trabalho de modernização, a Santo Dumont conta agora com uma fonte luminosa, com jato de água em quatro cores (azul, verde, amarelo e rosa), embelezando ainda mais o equipamento público. A praça também ganhou mais segurança a partir da instalação de oito câmeras de monitoramento, que fornecerão imagens em tempo real para a central da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
“São diversas novidades que reforçam o aconchego, o conforto, a alegria características do local e que, ao mesmo tempo, produzem um aspecto mais inovador de uma cidade pujante e em pleno desenvolvimento. Tem a tecnologia, mas também tem as pinturas feitas pelas mãos do nosso artista plástico Régis Gomes, que retratam os costumes cuiabanos. Tem equipamentos novos, mas também teremos o retorno da tradicional feirinha”, completou o prefeito.
O historiador Anibal Alencastro contou que a praça sempre foi um dos principais pontos de encontro do povo cuiabano, cumprindo com sua missão de integrar a sociedade. Segundo ele, o espaço foi construído no ano de 1968, na gestão do então prefeito de Cuiabá, Frederico Soares Campos, e era originalmente conhecido como Bosque Municipal, sendo batizada, posteriormente, como Praça Santos Dumont, em homenagem ao brasileiro inventor do avião.
“O extenso local era constituído de imensas e frondosas árvores e, tradicionalmente, sempre foi utilizado para lazer, passeios e piqueniques. O palanque oficial dos desfiles cívico-militares era sempre na praça. Outros eventos populares como quermesses, festa de Santo Antônio, Caminhada da Paz, apresentação de corais e orquestras, desfiles de blocos carnavalescos, feiras de artesanato, também aconteciam espaço”, relatou Anibal.
Estavam presentes na solenidade o vice-prefeito José Roberto Stopa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, os secretários municipais Luis Claudio, Rauf Macedo, Leovaldo Sales, Ellaine Mendes, Edilene Machado, Zito Adrien, Leonardo Leão, Juares Samaniego, Francisco Vuolo, Aluízio Leite, Fausto Olini, e Cely Almeida.
Também participaram o senador Jayme Campos, o deputado federal Carlos Bezerra, o deputado estadual Carlos Avalone, o ex-governador de Mato Grosso, Júlio Campos, e a ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos. A Câmara de Cuiabá foi representada pelo presidente Juca do Guaraná e pelos vereadores Dr. Luiz Fernando, Marcrean Santos, Sargento Vidal, Mário Nadaf, Paulo Henrique, Robertinho Fernandes, Maria Avalone, Cezinha Nascimento, e Rodrigo Arruda de Sá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos