Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Gestão Emanuel Pinheiro amplia leitos hospitalares e aumenta a capacidade de atendimentos na área da saúde

Hospital Municipal São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá realizaram 2.668.571 atendimentos até dezembro de 2021. Atualmente 40% do total de pacientes atendidos são do interior do Estado e 60% são da grande Cuiabá.
A área da saúde, da capital de Mato Grosso, mudou o cenário com a ampliação de novos leitos e o aumento da capacidade de atendimentos. A gestão Emanuel Pinheiro oferta a população de Cuiabá e do interior do Estado, dois hospitais para atendimentos de média e alta complexidade.
Com o compromisso de ampliar os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde, a gestão Emanuel Pinheiro inaugurou no ano de 2019, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, com 315 leitos abertos e equipamentos de última geração, para realização de exames, como tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, radiografia e outros.
Considerado o mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, no quesito infraestrutura. A unidade hospitalar é referência em ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e cirurgias em gerais. O setor de urgência e emergência do HMC possui alas de reanimação, politrauma, sutura, estabilização e observação adulto e pediátrico. No ambulatório, são 10 especialidades médicas.
Durante a pandemia, o HMC ficou encarregado para os casos não Covid-19, sendo fundamental neste período, para a continuidade dos atendimentos de pacientes de todo o Estado, para tratamentos que abrangem outras especificidades.
A abertura do Hospital Municipal de Cuiabá possibilitou a realização de 1.640.888 (um milhão, seiscentos e quarenta mil e oitocentos e oitenta e oito) atendimentos e a média de ocupação de leitos é de 98% entre o período de setembro de 2019 a dezembro de 2021. Os dados compreendem Atendimentos Urgência e Emergência, Internações Enfermarias e UTIs, Internações Pediátricas, Consultas Ambulatoriais, Cirurgias de diversas especialidades, Serviços de Imagens, Análises Clínicas, Centro de Tratamento de Queimados – CTQ e Centro de Informação Antiveneno – CIAVE.
Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, o antigo Pronto Socorro de Cuiabá, não possuía estrutura adequada para atender a população. “Quando assumi a prefeitura em 2017, priorizei a saúde dos mato-grossenses. A construção de um novo pronto socorro foi necessária para humanizar o atendimento da nossa gente. Conseguimos ampliar a oferta dos serviços e reduzimos a fila de espera por consultas e cirurgias eletivas. Recebemos pacientes de todo o Estado, com padrão excelência de assistência e infraestrutura”, destaca.
O Hospital Municipal São Benedito – HMSB, atua com consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, advindas da Central de Regulação. A unidade hospitalar possui 112 leitos e atende pacientes de todo o Estado.
No período intenso da pandemia de Covid-19, o hospital funcionou exclusivamente para casos Covid-19, com a redução dos casos, a unidade hospitalar voltou desde o mês de fevereiro de 2022 aos atendimentos de ortopedia e final de março de 2022 voltou aos atendimentos de neurocirurgia.
O Hospital Municipal São Benedito entre os anos 2017 a 2021 realizou 1.027.683 ( um milhão e vinte e sete mil e seiscentos e oitenta e três) atendimentos e a média de ocupação de leitos é de 85%. O levantamento compreende os dados obtidos através das Internações Enfermarias e UTIs, Consultas de ortopedia, Cirurgias de ortopedia, Consultas e Cirurgias de neurocirurgia, Cirurgias gerais, Serviços de Imagens e Análises Clínicas.
O gestor do HMC e HMSB, Paulo Rós, destaca que a gestão Emanuel Pinheiro revolucionou o atendimento aos usuários do SUS com qualidade, respeito e humanização. “As equipes assistenciais do HMC e HMSB estão comprometidas com o bem-estar dos pacientes. São profissionais valorosos e capacitados para prestarem um bom atendimento multidisciplinar e humanizado”, ressalta.
O Hospital Municipal de Cuiabá e Hospital Municipal São Benedito atende toda a população do Estado de Mato Grosso, com serviços de qualidade na área da saúde. Atualmente os pacientes do interior do Estado correspondem a 40% do total de pacientes atendidos nas duas unidades hospitalares e 60% são pacientes da capital, Cuiabá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos