Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Regional Mato-grossense abraça campanhas: “Abril Verde e Azul”

Este ano o Crea Mato Grosso fez diferente, está abraçando duas campanhas: Abril Verde: “Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trabalho e Abril Azul: Conscientização sobre o Autismo.
Com relação ao Abril Verde, a diretora-administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), eng. sanitarista e de segurança do trabalho Suzan Lannes, destaca que são duas ações grandiosas e importantes.
“Iniciativa de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, principalmente relacionadas a prevenção do Corona Vírus(Covid-19), que assola o mundo desde 2020. E esse movimento” Abril Verde” luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional”, disse Suzan.
E os acidentes de trabalho não estende só no local, mas também durante o percurso. Principalmente com profissionais do Sistema Confea/Crea. No dia 19 de outubro de 2021 a vida do engenheiro civil Carlos Alexandre Carneiro mudou, quando saiu de Cuiabá com destino a Aripuanã, onde sua viagem foi interrompida na rodovia 170, que liga Brasnorte a Juína, após sofrer um grave acidente automobilístico, resultando em várias fraturas pelo corpo, como: cabeça, perna, braço e nariz.
“ Costumo dizer que nasci de novo, quase perdi a vida. Fiquei entubado, sobrevivi por um milagre de Deus. Vale lembrar que os acidentes de trabalho nem sempre acontecem dentro do ambiente, mas também no percurso até o local que será realizada a atividade, tanto que eu estava executando uma obra em Aripuanã e não imaginava que iria perder a direção e chocaria de frente um caminhão”, disse o engenheiro civil Carlos ao relembrar do acidente.
Números de acidentes de trabalho:
De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada por Distribuição Geográfica dos Acidentes de Trabalho (CAT), em 2020, aproximadamente 10, 6 mil acidentes de trabalho foram registrados em Mato Grosso. Desses números, uma média de 1, 700 são do município de Cuiabá. Já no Brasil foram constatados 446,9 mil casos, segundo o IBGE.
Abril Azul: Como é uma campanha conjunta, a gerente de logística do Crea-MT, Adriana Imbriani, explanou que o objetivo da campanha Abril Azul é conscientizar as pessoas a respeito do autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Tanto que a “hashtag”nas redes sociais deste ano é o “Autista em todo Lugar”.
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), abril é o mês de conscientização sobre o autismo e visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Através da campanha Abril Azul, várias ações são desenvolvidas ao redor do mundo para envolver a comunidade no assunto. A cor azul foi escolhida pelo fato, ainda não explicado cientificamente, de que o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas.
O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Mato Grosso (Ibape-MT), Eng. eletricista Ivan Correa, também abraçou a causa. O atendimento do Crea-MT mostra a adesão das duas campanhas, com balões azul e verde e com banner informativo e no período noturno a fachada do órgão estará iluminada durante todo mês da cor “Verde”, como forma de conscientizar a população com os cuidador e prevenção.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos