Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT

quinta-feira, 7 de abril de 2022

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA: ‘Atletas de final de semana’ têm mais risco de sofrer lesões no joelho

No Dia Mundial da Atividade Física, comemorado nesta quarta (06.04), especialista em medicina esportiva do Santa Rosa orienta como prevenir lesões ao praticar exercícios.
Jogo de futebol no final de semana, corridinha no parque, a partida de tênis no clube: praticar qualquer atividade física faz bem à saúde. No entanto, a falta de condicionamento físico e exercícios praticados de maneira incorreta podem ocasionar lesões nos joelhos. De acordo com o médico ortopedista do Hospital Santa Rosa, Luis Henrique Lima de Souza, o problema não é o esporte em si, mas a falta de preparo físico. “Geralmente, os ‘atletas de final de semana’, que praticam atividades que exijam impacto e mudanças bruscas de direção estão mais suscetíveis a sofrerem lesões”, explica o médico.
O especialista em medicina esportiva reforça ainda que qualquer tipo de esporte exige cuidados. “Sempre digo que o sedentarismo é o maior provocador de lesões, pois a pessoa não tem preparo físico prévio e realiza os exercícios de forma inadequada, sem a indicação correta para o perfil dela”, destaca Luis Henrique.
Mas não é preciso desanimar. Se você está parado e deseja começar a prática de algum esporte, o médico faz algumas recomendações: aquecimento, fortalecimento muscular, por meio de pilates, musculação, natação ou exercícios funcionais, controle e manutenção do peso. “Procure algo prazeroso, algo de que goste, isso vai fluir melhor. O importante é não ficar parado”, frisa.
Problemas mais comuns
Segundo o especialista, como consequência da prática incorreta, as lesões mais comuns no joelho são ruptura de ligamento por trauma e lesão do menisco.
Para saber se está com alguma lesão no joelho o médico explica que o paciente deve observar se sente dores crônicas após realizar algum exercício de impacto leve, como caminhada. “Procure um especialista e faça exames tanto físico quanto de imagem. Dependendo do caso, o tratamento mais comum é com medicamentos, compressas, uso de aparelhos e fisioterapia”.
Agora, se você sofreu uma fratura, luxação ou torção, por menor que tenha sido, procurar um pronto atendimento em ortopedia é a melhor opção. “Uma assistência rápida ou até mesmo pequenos procedimentos cirúrgicos podem fazer toda a diferença no tratamento”, destaca o médico.
Em Cuiabá, tanto o Hospital Santa Rosa quanto o Ortopédico contam com pronto atendimento na área de ortopedia, com profissionais especializados, equipamentos e tecnologia para realizar diversos procedimentos cirúrgicos simples, de alta complexidade e clínicos.
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos