Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Dois milhões de jovens de 16 a 18 anos tiram título em 2022

Número de brasileiros dessa faixa etária que fizeram alistamento eleitoral de janeiro a abril é 47% maior que no mesmo período de 2018 e 57% maior que em 2014. TSE e celebridades promoveram campanha em redes sociais. De janeiro a abril deste ano, mais de 2 milhões de brasileiros de 16 a 18 anos tiraram o título de eleitor. O número é 47,2% maior do que no mesmo período de 2018 e 57% maior do que em 2014, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados nesta quinta-feira (05/05).
Até março, o número de brasileiros dessa faixa etária que haviam tirado o título era o menor desde 2004, o que levantou preocupações sobre uma eventual desmobilização e baixa participação dos jovens no pleito deste ano, já que para eles o voto não é obrigatório.
Mas uma campanha realizada pelo TSE e por artistas, influenciadores digitais e formadores de opinião em redes sociais reverteu o cenário. Em março, 522.471 jovens tiraram o seu documento para votar, e em abril 991.145 fizeram o mesmo. No total, 2.042.817 novos eleitores dessa faixa etária fizeram o alistamento nos quatro primeiros meses do ano. Os dados são parciais, já que o prazo para tirar o título encerrou-se somente nesta quarta-feira.
Anitta e DiCaprio entraram no movimento
A campanha para que os jovens brasileiros tirassem seu título contou com o apoio de celebridades brasileiras, como a cantora Anitta, o cantor Zeca Pagodinho, o youtuber Felipe Neto e a atriz Bruna Marquezine, e estrangeiras, como os atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, conhecido por fazer o papel de Hulk, e Mark Hamill, que representa Luke Skywalker na franquia Star Wars.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, afirmou ao apresentar os dados nesta quinta-feira que a resposta da juventude brasileira havia sido "impressionante".
"Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título", disse o ministro.
Fachin também pediu que os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo, compareçam às urnas nas próximas eleições. "Exerçam seu direito. Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto", afirmou.
O primeiro turno das eleições ocorre em 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, será em 30 de outubro. Neste ano, os eleitores poderão votar para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual.
bl/ek (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos