Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Guerra é "regressão macabra da humanidade", diz papa

Em crítica à Rússia, Francisco afirma que "sofre e chora" pensando na dor dos ucranianos e pede corredores humanitários seguros em Mariupol, cidade que foi "barbaramente bombardeada e destruída". O papa Francisco descreveu neste domingo (01/05) a guerra na Ucrânia como uma "regressão macabra da humanidade" que o faz "sofrer e chorar". Ele pediu ainda a instalação de corredores humanitários para retirar os ucranianos que estão presos em Mariupol.
Dirigindo-se a milhares de fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano, para sua oração do meio-dia, Francisco voltou a fazer críticas veladas à Rússia. Ele ainda pediu orações de um mês pela paz na Ucrânia – no catolicismo romano, o mês de maio é dedicado a Maria, mãe de Deus.
"Meus pensamentos vão imediatamente para a cidade ucraniana de Mariupol, cidade de Maria, barbaramente bombardeada e destruída", disse o pontífice sobre a cidade portuária no sudeste da Ucrânia, sob controle majoritariamente russo, que foi nomeada em homenagem a Maria.
Francisco pediu corredores humanitários seguros para evacuar a siderúrgica Azovstal, em Mariupol, onde tropas e civis se abrigam da ofensiva russa. Neste domingo, a ONU informou que está realizando uma "operação de passagem segura" para os civis presos em Azovstal, em coordenação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Rússia e a Ucrânia.
Em sua oração, o papa também questionou se todo o possível está sendo feito para pôr fim à guerra por meio do diálogo.
"Enquanto assistimos a uma regressão macabra da humanidade, me pergunto, junto a muitas outras pessoas angustiadas, se a paz está realmente sendo procurada, se realmente há uma vontade de evitar uma escalada militar e verbal contínua, se tudo está sendo feito para silenciar as armas", declarou o pontífice.
Ele ainda pediu a seus ouvintes para que "não cedam à lógica da violência, à espiral perversa das armas", e sim escolham um caminho do diálogo.Desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, Francisco não mencionou especificamente a Rússia ou seu presidente, Vladimir Putin, em suas falas. Mas ele deixa poucas dúvidas sobre a que lado do conflito se dirigem as suas críticas, usando termos como agressão e invasão injustificadas e lamentando atrocidades contra civis.
"Sofro e choro pensando no sofrimento da população ucraniana, em particular dos mais fracos, dos idosos, das crianças", afirmou o papa, lamentando "notícias terríveis de crianças que estão sendo expulsas e deportadas".
A Ucrânia disse que Moscou deportou à força milhares de pessoas para a Rússia. Em declarações divulgadas no sábado, o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, afirmou que mais de 1 milhão de pessoas foram levadas da Ucrânia para a Rússia desde 24 de fevereiro. Segundo ele, 2,8 milhões de ucranianos pediram para serem transportados para território russo.
ek (Reuters, AFP)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos