Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 22 de maio de 2022

Irrigantes e aquicultores precisam atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

Recadastramento dos produtores rurais pode ser feito pelo WhatsApp, sem necessidade de se deslocar a uma das agências de atendimento da Energisa. Os produtores rurais de Mato Grosso precisam atualizar o cadastro na Energisa para garantir a manutenção do desconto na conta de luz. Neste momento, a orientação se aplica a mais de 400 propriedades rurais mato-grossenses, com energia classificada em “rural” e “irrigantes”, em baixa tensão – unidades consumidoras que necessitam de menos potência de energia para a realização de suas atividades.
O recadastramento é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Realizado a cada três anos, ele tem como finalidade validar se os clientes que recebem benefícios tarifários ainda atendem aos critérios necessários.​ Para manter o desconto na conta de luz, é preciso estar com o cadastro sempre atualizado.
O desconto na tarifa chega a 67% do consumo gerado entre 21h30 e 06h, conforme o determinado no Programa Tarifa Rural de Energia Elétrica, que é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Descrição gerada automaticamente
No ano passado, uma parcela dos produtores rurais, atendida em alta tensão, já realizou a atualização cadastral. Este ano estão sendo convocados aqueles atendidos em baixa tensão com maiores médias de consumo; e em 2023, serão chamados a realizar o recadastramento aqueles consumidores atendidos em baixa tensão e que se encontram em faixas menores de consumo.
A Tarifa Rural é uma das mais importantes iniciativas do setor elétrico. Têm direito ao benefício clientes que exercem atividades como agropecuária rural ou urbana, residencial rural, cooperativa de eletrificação rural, agroindustrial, aquicultura e irrigação, serviço público de irrigação rural e escola agro técnica.
Passo a passo para o cadastro
A atualização do cadastro deve ser realizada até o dia 30 de novembro, pela internet, sem a necessidade de se deslocar a uma das agências da Energisa, clicando aqui. Ao abrir a página, basta informar o estado em que está localizada a unidade consumidora, escolher a opção “Outros Assuntos” e clicar em “Conversar no WhatsApp”. Em seguida, clicar em iniciar “Iniciar Conversa”.
Após o primeiro contato, o cliente deve digitar a opção “9 – Ver todos os serviços” e, depois, o item “21 0 Recadastramento rural”. Em seguida, o cliente deverá digitar “sim” para a pergunta “Você gostaria de falar com um atendente humano?”. O atendente irá orientar o passo a passo de como fazer, enviar as fotos dos documentos e concluir a atualização.
Alguns documentos necessários são: documento emitido por entidade representativa que comprove a atividade desenvolvida, com o código CNAE, licenciamento ambiental e a outorga de utilização dos recursos hídricos e, caso não aplicável, a comprovação de sua não aplicabilidade. A lista completa de documentos necessários para o recadastramento pode ser conferida clicando aqui.
Importante: neste período de revisão cadastral de 2021 a 2023, para comprovação da atividade de irrigação e aquicultura, será aceita a autodeclaração do consumidor, conforme modelo disponibilizado pela Aneel e você encontra aqui.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos