Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 29 de junho de 2022

A importância da representatividade do Crea-MT no Consema através do GT para Critérios Metodológicos de Definição das áreas de uso consolidado

Os conselheiros: titular eng. florestal Sandro Andreani e a suplente eng. florestal Sandra Susi Alves da Silva representam o Crea Mato Grosso no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Uma de nossas principais missões é debater temas relacionados a Engenharia Florestal, por meio do Grupo de Trabalho (GT) que trata de Critérios Metodológicos de Definição das áreas de uso consolidado, principalmente a proposta de alteração da Nota Técnica 01/2017. 
O objetivo geral dessa proposta do CREA-MT é a elaboração de uma Nota Técnica Diretiva -NTD para certificação das áreas consolidadas do estado de Mato Grosso, para que os profissionais possam utiliza-la como orientação, guia ou modelo para coleta de dados com segurança em campo onde posteriormente definirá por meio de laudo técnico conclusivo se a área é consolidada ou não. Atualmente, está sendo utilizada a interpretação de imagens de satélite através do comportamento espectral da cobertura do solo, sua tonalidade, forma e textura.
Na elaboração da Nota Técnica Diretiva, deve-se observar primeiramente o Código Florestal, isto é, a Lei nº 12.651, de25 de maio de 2012, o decreto nº 7.830 de 17 de outubro de 2012, segundo, quando as normas estaduais estiverem todas harmonizadas com a regra geral, não haverá conflitos e nem divergência de entendimentos legais e técnicos. Até porque a Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada matéria. Nesta NTD é imprescindível observar se os princípios da “sustentabilidade”, ambiental, social e econômico estão em equilíbrio.
A balança deve estar equilibrada, não deve pender somente para os aspectos ambientais, ou só econômicos ou sociais. Por exemplo, existem fatores que podem paralisar o uso, não sendo possível a “continuidade” das atividades Agrossilvipastoril, ou seja, árvores associadas com cultivos agrícolas e atividade pecuária, por vários motivos. Alguns deles: que tenha sido impedida sua atividade em função da tramitação de processo judicial ou de impedimento de força maior ou caso fortuito. Dessa forma o proprietário não deverá ser penalizado, em detrimento só do ambiental, se o social ou o econômico for afetado. Através do decreto 1.031, de 02 de junho 2017 consolidado até o decreto 490/2020, regulamenta a Lei Complementar nº 592, de 26 de maio de 2017. No Art. 48, estabelece: para a validação das áreas consolidadas apresentadas na inscrição do Cadastro Ambiental (CAR) será avaliado se as mesmas foram antropizadas, ou seja, alteradas antes de 22 de julho de 2008 e se continuam sendo utilizadas, ressalvado o regime de pousio.
Uma das propostas é suprimir termos em destaque do artigo 48 e acrescentar no final “por no máximo 05 anos”, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo.
Outra proposta, é que para as áreas que em algum momento sofreram degradação ou antropização pelo fogo, ou até mesmo retirada de arvores não importa a causa, é matéria para ser dirimida em outro processo e a definição de consolidação deverá ser técnica. A ocupação original do solo é alterada pela ação de fenômenos naturais ou pelas diferentes atividades humanas.
Para finalizar, os conselheiros propuseram ações no GT:
1-Elaboração de um glossário com os termos e conceitos fundamentados na ciência técnica;
2-É preciso lançar mão dos conhecimentos: ambiental, social e econômico;
3-A tecnologia é um meio, e não um fim, é uma das ferramentas para otimizar o procedimento;
4-Revisar a nota técnica 01 e transformar em NTD com TRP;
5-Manter o GT para consultas futuras, que poderão não ter sido contempladas neste estudo.
6-Acompanhar o projeto de lei nº 4.648, de 2020 altera o art. 3º, incisos IV e XXIV , da lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos