Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 3 de junho de 2022

AL realiza nesta sexta, o I Congresso Estadual sobre Lei de Libras

O evento será um espaço de reflexões, debates e troca de experiências. A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta (3), o I Congresso Estadual sobre Lei de Libras, com o tema: Nestes 20 anos, o que realmente mudou? A iniciativa é do deputado estadual Wilson Santos (PSD).
Em seu requerimento, o parlamentar aponta que “apesar dos avanços da legislação na intenção de favorecer a inclusão dos surdos e de estes serem reconhecidos como cidadãos, infelizmente a realidade deles não mudou completamente, tendo muito ainda a fazer. É preciso que haja compromisso da esfera governamental e de outras instituições da sociedade, a fim de haver profissionais qualificados e em quantidade suficiente para atender a esse grupo da sociedade.”
“O reconhecimento da Libras como língua oficial pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626/2005, propiciou a quebra da barreira linguística entre ouvintes e surdos facilitando a comunicação e o desenvolvimento intelectual e profissional destas pessoas. Contudo, é necessário estudar a legislação de interesse dos surdos e conhecer a realidade de instituições onde estas pessoas surdas estão inseridas. Temos que compreender e aplicar as leis”, explica Wilson Santos.
O I Congresso Estadual sobre a Lei de Libras será um espaço de reflexões, debates e troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores das instituições promotoras da acessibilidade, bem como de outras instituições interessadas nesse assunto. Acontece nesta sexta-feira (3), das 8h às 20h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, da Assembleia Legislativa.
A mesa de abertura será composta pelo deputado estadual Wilson Santos; senador Carlos Fávaro; deputado federal Dr. Leonardo; Miguel Slhessarenko Júnior, Promotor de Justiça (MPMT); Kalynka Meirelles, vereadora de Rondonópolis (MT); Amauri Fernandes, secretário adjunto executivo de Educação (MT); Alan Porto, secretário de estado de educação; Lúcia Santos, superintendente estadual de Políticas de Diversidades Educacionais; Ríguel Brum de Paula, assessor Parlamentar; e Rosamaria Ferreira Carvalho, secretária de estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Entre os palestrantes, Paulo André Martins Bulhões, diretor geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos; Tiago Codogno Bezerra, professor de libras para surdos; Carlos Junior, professor de surdocego; Tais Paula, superintendência estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência – Casa Civil/MT; Pe. Wilson Czaia, padre surdo; Crisiane Nunes Bez Batti, ex-diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, e Carlina Jacob, Ex-secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos