Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 3 de junho de 2022

AL realiza nesta sexta, o I Congresso Estadual sobre Lei de Libras

O evento será um espaço de reflexões, debates e troca de experiências. A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta (3), o I Congresso Estadual sobre Lei de Libras, com o tema: Nestes 20 anos, o que realmente mudou? A iniciativa é do deputado estadual Wilson Santos (PSD).
Em seu requerimento, o parlamentar aponta que “apesar dos avanços da legislação na intenção de favorecer a inclusão dos surdos e de estes serem reconhecidos como cidadãos, infelizmente a realidade deles não mudou completamente, tendo muito ainda a fazer. É preciso que haja compromisso da esfera governamental e de outras instituições da sociedade, a fim de haver profissionais qualificados e em quantidade suficiente para atender a esse grupo da sociedade.”
“O reconhecimento da Libras como língua oficial pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626/2005, propiciou a quebra da barreira linguística entre ouvintes e surdos facilitando a comunicação e o desenvolvimento intelectual e profissional destas pessoas. Contudo, é necessário estudar a legislação de interesse dos surdos e conhecer a realidade de instituições onde estas pessoas surdas estão inseridas. Temos que compreender e aplicar as leis”, explica Wilson Santos.
O I Congresso Estadual sobre a Lei de Libras será um espaço de reflexões, debates e troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores das instituições promotoras da acessibilidade, bem como de outras instituições interessadas nesse assunto. Acontece nesta sexta-feira (3), das 8h às 20h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, da Assembleia Legislativa.
A mesa de abertura será composta pelo deputado estadual Wilson Santos; senador Carlos Fávaro; deputado federal Dr. Leonardo; Miguel Slhessarenko Júnior, Promotor de Justiça (MPMT); Kalynka Meirelles, vereadora de Rondonópolis (MT); Amauri Fernandes, secretário adjunto executivo de Educação (MT); Alan Porto, secretário de estado de educação; Lúcia Santos, superintendente estadual de Políticas de Diversidades Educacionais; Ríguel Brum de Paula, assessor Parlamentar; e Rosamaria Ferreira Carvalho, secretária de estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Entre os palestrantes, Paulo André Martins Bulhões, diretor geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos; Tiago Codogno Bezerra, professor de libras para surdos; Carlos Junior, professor de surdocego; Tais Paula, superintendência estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência – Casa Civil/MT; Pe. Wilson Czaia, padre surdo; Crisiane Nunes Bez Batti, ex-diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, e Carlina Jacob, Ex-secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos