Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Engenheiros agrônomos representam Crea-MT em audiência pública sobre produção on farm de bioinsumos

Os membros da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO), conselheiros, eng. agrônomo Luiz Henrique Vargas e eng. agrônomo Clovis Costa Knabben, representaram o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) na audiência sobre a “Produção on farm de bioinsumos e o monitoramento e fiscalização da atividade pelo Poder Público”, promovido pela 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá e realizada na última quinta-feira (23/06).
Durante o encontro, Luiz Vargas se posicionou favorável à regulamentação da fiscalização da prática. “Ano passado, eu, enquanto coordenador da CEAGRO, abri essa discussão. Existe uma preocupação do Conselho com relação a esse assunto, principalmente com relação à responsabilidade técnica dos agrônomos que estarão atuando nessas biofábricas”, destacou o conselheiro.
Na audiência pública, que tinha como objetivo coletar informações para subsidiar a atuação ministerial em inquérito civil instaurado, ainda foram debatidos a produção segura, sustentável e adequada de produtos fitossanitários nos imóveis rurais do estado, bem como a regulamentação e fiscalização desse serviço, o controle de qualidade e a responsabilidade técnica.
Também participaram da reunião representantes da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), CropLife Brasil (CLB), SoluBio, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Bioinsumos – O decreto nº 10.375, do Programa Nacional de Bioinsumos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, classifica como bioinsumo o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas. Dessa forma, interferindo, de maneira positiva, no crescimento, desenvolvimento e mecanismo de resposta de animais, plantas, microrganismos e substâncias derivadas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos