Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 7 de junho de 2022

Dr. Leonardo celebra Dia Nacional do Teste do Pezinho e lei que amplia detecção de doenças em recém-nascidos

Nesta segunda-feira (6 de junho) é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que este ano ganhou um motivo especial a mais para ser celebrado. Isso porque entrou em vigor a lei que amplia o número de doenças detectadas pelo teste realizado na rede pública brasileira. Quem destaca a novidade é o deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos), coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso.
O médico e deputado Dr. Leonardo é um dos nove coautores do projeto de lei 5043/2020, que deu origem à Lei nº 14.154/2021 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e que começou a valer neste semestre. Esta lei aumentou para mais de 50 o número de doenças que serão rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita.
A nova legislação representa um marco para a saúde pública e para o bem-estar dos recém-nascidos, por ser o teste do pezinho um exame importante que detecta doenças precocemente logo após o nascimento, antes mesmo das primeiras manifestações clínicas, aumentando, assim, as chances de prevenção de complicações graves.
“A lei é uma grande vitória para as famílias brasileiras. Antes, o teste tradicional detectava apenas seis doenças. Com a lei, poderemos verificar precocemente mais de 50 doenças, que estão sendo incluídas, progressivamente, de acordo com as etapas definidas pelo programa nacional de triagem neonatal. A detecção da enfermidade, o quanto antes, poderá antecipar o tratamento, tornando-o mais eficaz”, explicou o deputado Dr. Leonardo.
A Lei do Teste do Pezinho Ampliado (Lei nº 14.154) foi publicada em 27 de maio de 2021, com prazo de 365 dias, a partir da sua publicação, para entrar em vigor. Portanto, neste semestre, começou a implementação do projeto, de forma escalonada, cabendo ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para cada etapa. O ministério tem até quatro anos para concluir esta ampliação.
Inicialmente o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme; fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a expansão do teste, que passará a ser semelhante ao da rede privada, o diagnóstico contemplará mais de 50 doenças, envolvendo 14 grupos de enfermidades.
O grupo de doenças agora inclui fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; a deficiência de biotinidase; a toxoplasmose congênita; as galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia; distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos; doenças lisossômicas; imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal.
O projeto é de autoria dos deputados federais Dr. Leonardo, Dagoberto Nogueira, General Peternelli, Dra. Soraya Manato, Marcio Alvino, Augusto Coutinho, Tiago Dimas, Francisco Jr. e Eduardo da Fonte.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos