Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Prefeitura entrega Centro Pop com capacidade de atendimento de 80 pessoas

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro reabriram oficialmente o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) nesta segunda-feira (31). A unidade será mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social.
“A inclusão, o respeito e a justiça social dispensadas à população em situação de são premissas da gestão Emanuel Pinheiro. Na Assistência Social, em especial, a preocupação é diária por parta da primeira-dama Márcia Pinheiro. É exatamente essa mensagem que queremos deixar nesse dia tão especial e esperado por todos”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
“Eu nunca vi um ser humano que, quando criança, desejou ser quando crescer um morador de rua. É a contingência da vida que leva a essa situação. Por isso, que temos que dar condições, esperanças, perspectivas e novas oportunidades e jamais desistir desses seres humanos que tanto dependem de nós”, acrescentou o chefe do Executivo Municipal.
No Centro Pop o atendimento será transversal, nas mais diferentes áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 (oitenta) pessoas/dia, no sistema ‘porta aberta’. A unidade será a responsável por realizar os encaminhamentos das pessoas às unidades de acolhimento do município.
“A inclusão social, o acolhimento, ações que reflitam na melhoria da qualidade de vida dessa população, figuram como a tônica da gestão, que tem como premissa a humanização dos serviços. Estamos muito felizes mediante o alcance de mais esse desafio. Entregamos o centro especializado à população em situação de rua”, ressaltou a primeira-dama Márcia Pinheiro.
“O que Cuiabá está fazendo é um exemplo. Nenhum município dá tanto foco no quesito inclusão social. Tenho certeza e posso afirmar que nenhuma prefeitura no Brasil faz tanto quanto a Prefeitura de Cuiabá, que está fazendo no quesito inclusão e justiça social. A gente vê municípios distribuindo passagens para a pessoa retornar ao município de origem, outros que usam a força policial, atuam com violência, mas aqui na capital de Mato Grosso o cenário é bem diferente. Estamos trabalhando para realmente oferecer o acolhimento necessário que essas pessoas tanto necessitam”, destacou o vice-prefeito, José Roberto Stopa.
A defensora pública, Rosana Monteiro fez questão de lembrar que, o Centro Pop é uma ação aguardada pela população por muito tempo, mas que foi na atual administração, que desde o primeiro mandato não mediu esforços para transformar o que era sonho em realidade. “Somos muito gratos por todo respeito por essa população que clama por igualdade e justiça. Tenho certeza que esse é apenas uma parte de tudo será feito por esse público”, disse Rosana.
Representando o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, a coordenadora municipal, Rúbia Cristina, ex-moradora de rua, acredita que o Centro Pop será um ambiente acolhedor e irá proporcionar uma melhor condição de vida. “Eu permaneci por vinte anos nas ruas, dormindo sob um monte de papelão. Então, se eu tive a chance de mudar e estar hoje aqui representando essas pessoas, todo mundo pode. Quero agradecer primeiramente a Deus e ao nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que ajudou a nos conceder esse espaço acolhedor e de apoio”, disse.
Além dos atendimentos e de oficinas educativas, a equipe da Assistência mantém o serviço de abordagem social, sendo realizado de forma contínua nos principais pontos de concentração desse público. “O acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea. Ou seja, a pessoa em situação de rua pode ingressar no serviço quando quiser. Entretanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos. A população também pode ser parceira, encaminhando essas pessoas para atendimento. Quanto mais pessoas sensibilizadas, melhor o acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. A gestora da pasta ainda acrescenta: “quando a gente vê a gestão humanizada falar que trabalha para as pessoas mais carentes, é isso que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro está concretizando com a entrega desse Centro de Referência, o Centro Pop. Devemos investir no ser humano, daquele que precisa do olhar atento e carinho. Mas muito além disso é garantir os direitos dessas pessoas que perderam por algum, motivo, os vínculos familiares. O Centro Pop é a concretude dos direitos previstos na Constituição. A gente agradece mais uma vez todo cuidado que a gestão tem com a Assistência Social”.
No Centro Pop a população terá espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.
“É necessário que esse espírito da Cuiabá acolhedora, da Cuiabá inclusiva, solidária é a marca da cidade que queremos construir e deixar como legado. Cuiabá somos todos nós, do mais humilde ao mais abastardo dos cuiabanos”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O horário de funcionamento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.
3ª Edição Mutirão Pop Rua
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza nesta terça-feira (31), a 3ª Edição do Mutirão Pop Rua tendo como objetivo ofertar serviços essenciais e de cidadania à população em situação de rua. Os atendimentos serão realizados na unidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop. O mutirão seguirá até às 15 horas.
Serão ofertados diferentes serviços, dentre eles a emissão da Emissão de 1º via da Carteira de Identidade; Emissão de 1º via Carteira de Trabalho; Emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento; Orientações jurídicas com a Defensoria Pública; Justiça comunitária de MT; Encaminhamentos de emprego e cadastros para cursos de qualificação; cadastramento para acesso aos programas sociais; referenciamento nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras; Serviços de Saúde (aferição de pressão, teste glicêmico, Teste rápido de HIV, distribuição de preservativos); doação de sangue; Atendimento odontológico com distribuição de kits de escovação; cortes de cabelo; cabide solidário; apresentações artísticas e culturais; dentre outros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos