Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Vacinação contra gripe e pneumonia funcionam como medida protetiva nesse tempo seco

As doenças respiratórias estão voltando a causar muitas vítimas na população brasileira. Já temos superlotação em hospitais, emergências e postos de saúde. Alguns hospitais já estão montando tendas para pronto atendimento às pessoas que chegam com síndromes respiratórias, em um esquema parecido com o que foi montado durante a emergência da pandemia de coronavírus. Em alguns locais, os casos de problemas respiratórios somam entre 40 e 50% do total de atendidos nas emergências.
Em boa parte do país temos a chegada do clima seco e mudanças de temperatura que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias. Segundo a OMS, a umidade do ar ideal para a saúde fica entre 50 e 80%. Na época de seca, entretanto, chegamos a registrar queda nesse índice para menos de 30%. Pessoas com sistema imunológico menos resistente, como crianças e idosos, são as que mais sofrem com esses casos.
Portanto, é importante que todos se protejam com medidas de higiene, como lavagem frequente das mãos com água e sabão, uso de álcool 70% quando a lavagem não for possível, ingestão de água em quantidade suficiente todos os dias, medidas para umidificar o ar em casa e proteção sobre nariz e boca ao expor-se em ambientes comuns com outras pessoas.
Também é indicada a vacinação contra gripe e pneumonia como medida protetiva comprovadamente eficaz na redução da gravidade dos casos de doenças respiratórias. A imunização diminui despesas com tratamentos de saúde, sendo indicada para toda população.
Estudos publicados na New England Journal of Medicine e pelo CDC americano mostram que a cada ano aproximadamente 10% da população mundial contrai influenza (gripe). Destes, 32% precisam de cuidados médicos. Na população idosa esse número chega a 52%, sendo que 7% sofrem complicações, como pneumonia e outras doenças, e precisam de cuidados intensivos.
A vacinação contra as doenças respiratórias reduz em 70% a hospitalização e em cerca de 58% os índices de mortalidade destas doenças. A gripe e pneumonia ainda são causas de descompensação de doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, servindo como gatilho para infarto, por exemplo, em indivíduos de alto risco cardiovascular. Então faça sua parte! Busque proteção com vacinação e com cuidados de higiene!
Rosane Argenta é diretora executiva da Franquia Saúde Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos