Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Samaniego e Creas do Centro-Oeste sugerem padronização para expedição de documentos

No último dia da 3ª Reunião Ordinária Colégio de Presidentes (CP), realizada em Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, em 03 de junho, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego e outros Creas do Centro-Oeste, sugeriram padronização para expedição de certidões de registros e quitações de pessoas físicas.
Na oportunidade, Juares Samaniego explicou que a ideia é dar um prazo e dentro desse tempo, de qualquer forma, mesmo se houver alteração de alguns dados do interessado, se mantêm os documentos com a validade ou não. “Se foi feito alteração, o profissional tem que automaticamente comunicar ao Crea, para dessa forma emitir uma nova certidão, já com as modificações realizadas dentro do Sistema”, ressaltou Juares.
O encontro nacional no Rio Grande do Sul foi encerrado com a indicação do Crea gaúcho para sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em 2023. Por unanimidade, o colegiado aprovou a candidatura única e agora a proposta segue para deliberação do plenário do Conselho Federal. Se aprovada, esta será a terceira vez que o Crea-RS recebe o maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua. As outras edições foram em 1993 e 2013.
Edição deste ano
Ainda na sexta-feira (03/06), foi realizado o sorteio definindo a localização dos estandes na ExpoSoea 2022, que será outubro, em Goiânia (GO). No espaço, são expostos vídeos institucionais e distribuídas cartilhas educativas e publicações. Além disso, os Creas mostram o que há de melhor nos seus estados, garantindo o sucesso da exposição.
Lounge com startups, projeto memória do Sistema, arena 360° com palestras interativas e ilha da inovação com painéis diversificados são alguns dos atrativos que os participantes encontrarão na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada entre 4 e 6 de outubro, na capital goiana. Faça sua inscrição em https://www.soea.org.br/
Home | Soea
Aprovado os temas das palestras magnas e painéis da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 4 a…
www.soea.org.br
Representando a Comissão do Mérito, a conselheira federal pelo Crea-RS, eng. agr. Andréa Brondani, listou os indicados para receber as honrarias do Sistema durante a Soea. Confira aqui os nomes homologados pelo plenário federal.
Compromisso
O último dia da reunião do colegiado foi marcado ainda pela leitura da carta em prol das demandas nacionais e das pautas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O texto pede aos candidatos à Presidência da República o comprometimento com o “desenvolvimento sustentável, a geração plena de empregos, a ampla e forte democracia e o respeito a todos e a cada um”.
Os líderes do Sistema recomendam que os candidatos “apresentem claramente seus compromissos para os próximos quatro anos com investimentos na infraestrutura do país, portos, aeroportos, ferrovias, estradas, metrôs e energia elétrica; na melhoria da qualidade de vida da população com políticas públicas permanentes de habitação de interesse social, abastecimento d´água, esgotamento sanitário, destinação correta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente e sustentabilidade”. O documento segue pontuando que “o crescimento sólido do agronegócio, em bases ambientalmente corretas, economicamente fortes e socialmente justas não deve ser mais importante que a agricultura e a pecuária familiar dos pequenos e médios produtores”, e defende ainda que a “ampliação das escolas de tempo integral deve abranger todo território nacional, bem como, o fortalecimento do sistema público de saúde, garantindo a todos a devida assistência nas horas mais difíceis”.
Aos presidenciáveis é pedido o comprometimento firme na garantia do piso salarial profissional, da punibilidade exemplar ao exercício ilegal da profissão, à carreira de Estado em todos os níveis. “Garantam o cumprimento legal da cronologia de pagamentos dos serviços contratados, da lisura dos processos de seleção na contratação de obras e serviços públicos e a conclusão de milhares de obras paralisadas”, orientam as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua ao final da carta.
Fiscalização
Paralelamente ao Colégio de Presidentes, foi promovida em Gramado (RS) a 1ª Reunião Técnica de Fiscalização da Região Sul, com participação de gerentes, supervisores e agentes. Na pauta, impactos no Relatório de Fiscalização, procedimentos para planejamento da fiscalização do Creasul e índices de eficiência e qualidade nas ações de fiscalização.
A agenda foi valorizada pelo coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, eng. minas Renan Azevedo, ao salientar a visita técnica ao Alpen Park para tratar de modo prático sobre equipamentos mecânicos e normas técnicas. “É importante intensificar a fiscalização em parques de turismo e aventura visto que a abertura desses espaços vem aumentando no Brasil”, comentou, após exibição do vídeo registrado pelo Crea-RS com depoimentos de especialistas sobre sistema de manutenção, inspeções periódicas, responsável técnico e legislação. Em julho, será a vez dos Regionais do Sudeste reunirem os funcionários em debates sobre ações fiscalizatórias.
A eleição virtual do novo presidente do Crea-PB, eng. civ. Hugo Barbosa de Paiva Júnior, no dia 23 de maio, foi relatada pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro Pereira. “Houve a participação de 1.656 votantes, 23,7% dos profissionais aptos a votar”, registrou, avaliando: “O processo foi realizado dentro da legalidade e de forma pública, garantindo a isonomia aos candidatos e resguardando, assim, a transparência dos atos”.
O coordenador frisou que no próximo dia 20 será publicado no site do Confea o edital de convocação das eleições para conselheiro federal e seus suplentes representantes do Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil), Rondônia (Civil) e Sergipe (Elétrica). A votação será em 3 de novembro, também de forma eletrônica pela internet. Os eleitos irão exercer mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Aos Creas, o titular da CEF recomendou a “atualização dos dados cadastrais dos profissionais para que o pleito seja um sucesso”.
SEI Multiórgãos
O gerente de Planejamento e Gestão do Confea levou para análise do colegiado propostas do Grupo Técnico Operacional para implantação do SEI Multiórgãos no Sistema. “Esta é uma visão técnica que atende à demanda deste colegiado”, comentou Edson Mello Júnior. A ideia é iniciar a implementação por um Crea que já utilize o SEI e o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), visando ganhar tempo e escala no que diz respeito à padronização de usos e modelos. Os Creas da Bahia e do Rio de Janeiro irão participar dessa primeira etapa. O projeto, que será amadurecido até a próxima reunião do CP, prevê ainda o desenvolvimento de piloto de Centro de Serviços Compartilhados, um conceito que abrange a organização enxuta e focada em processos, independência do negócio, atividades sinérgicas, mais visibilidade e boas práticas difundidas e utilizadas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos