Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 9 de julho de 2022

BEM ESTAR ANIMAL: Expoagro preza pelo bem estar e cuidados dos animais da feira

Todos os animais são recebidos no Parque de Exposição mediante fiscalização do Indea e responsável técnico e recebem tratamentos adequados. Os animais são grandes atrações das exposições agropecuárias. Na 54ª Expoagro, o público pode verificar a beleza e força de cavalos nas provas equestres, touros no rodeio e ovinos na exposição de pequenos animais. Mas para que eles estejam bem durante o evento, há a preocupação de proprietários, órgãos públicos e do Sindicato Rural de Cuiabá com o bem estar animal, que recebe tratamento respeitoso em aspectos como manejo sanitário e sem violência.
“Quando são realizados eventos no parque de exposição, fazemos um projeto para receber estes animais. Ao chegarem aqui, são recebidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), um fiscal e um responsável técnico. Só então, com o manejo sanitário em dia, eles desembarcam no parque. Ainda é realizado um check-list para verificar se nenhum animal está machucado”, explica Daniel Monteiro, veterinário e diretor do Sindicato Rural de Cuiabá.
Os ovinos, por exemplo, são trazidos pelos proprietários e recebem checagem para fiscalizar possíveis problemas sanitários. “Qualquer animal que entra no parque de exposição é fiscalização, muitas vezes tendo que respeitar quarentena”, diz Monteiro.
Na hípica do parque há 36 cavalos e, segundo o responsável, Caio Paes de Barros, todos têm acompanhamento de veterinários, tratadores e treinadores. Durante as provas equestres da 54ª Expoagro, a atenção é redobrada por causa do maior movimento de pessoas e o barulho no local. “Temos uma equipe multidisciplinar para dar todo o cuidado para os animais, são três veterinários atentos ao estresse que isso pode causar”, explica Caio.
Na prova de hipismo, segundo ele, existem regras claras para que o cavalo possa competir como estar bem alimentado, ter exames e vacinas em dia, não pode estar fadigado, nem demonstrar dor. “Nossos cavalos têm um tipo de encilhamento e embocadura para não se machucar, a vara de salto tem um gancho que, se tocada, cai sem risco de machucar”, conta Caio Paes de Barros.
Estrelas do rodeio, os touros também têm tratamento especial durante a competição. Os animais têm acompanhamento diário, ração balanceada energética e silagem de milho. “Estes são os tratos do dia a dia. Quando vêm para rodeio, há cuidados como transportar para o local o mais próximo possível do horário do evento. E ao final do rodeio eles retornam ara o pasto”, explica Rosimar de Jesus, da companhia de rodeio ‘É o Bicho’, de Rondonópolis.
Ele trouxe dez animais para o rodeio da 54ª Expoagro e informa que da cidade sede até Cuiabá, há cuidados extremos no transporte. “O animal pode viajar, no máximo, 500km por dia, passou disso tem que parar para descanso. O caminhão é próprio para eles, com cama de palha e piso emborrachado. Ainda verificamos os melhores horários de viagem com temperaturas amenas”, diz Rosimar.
A 54ª Expoagro segue até domingo (10.07) com diversas atrações, como shows regionais, parque de diversões, praça de alimentação e muito mais. Acompanhe tudo em @expoagrocuiabamt e @sindicatoruralcuiaba
Assessoria/Caminho Político
Foto: Júlio Rocha/AgroNews
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos