Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 2 de julho de 2022

Crea-MT adere ao julho Amarelo: “Campanha de Prevenção às Hepatites Virais”

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu à campanha “Julho Amarelo”, de incentivo às ações de vigilância, prevenção e controle às hepatites virais. Por esse motivo, durante todo o mês a fachada da autarquia permanecerá iluminada com a cor alusiva à data, além disso, o atendimento do Conselho também se manterá decorado com banner e balões amarelos. 
Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, é uma honra abraçar causas como essa, principalmente se tratando de salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse.De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, o engenheiro já se depara com a ação de duas formas: ao entrar no órgão, e após as 18h, ao passar pela avenida e ver a fachada iluminada de amarelo. Isso faz a diferença, propondo o repasse dessa conscientização”, disse.
Ao buscar o atendimento do Conselho, o eng. civil Alahn Morais deparou com a Campanha, e abraçou a causa, afirmando que será um agente propagador das prevenções. “Ações como essa são muito importantes, principalmente se tratando de uma autarquia federal como Crea. O intuito do Conselho de profissões tem que ser esse: auxiliar os responsáveis técnicos em todos os aspectos que precisarem, principalmente no quesito saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a ação foi instituída no país em 2019, por meio da Lei nº 13.802, visando, até 2030, eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública e aumentar os esforços para combater as infecções pelos vírus das hepatites B e C. No Brasil, os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C. Mas também existe o vírus da hepatite D, que é mais frequente na região Norte e o vírus da hepatite E, que possui ocorrência rara no país.
O Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, desenvolvido pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, mostra que somente no período de 1999 a 2020, 254.389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. A carga dedoenças resultantes das hepatites virais e o próprio agravo por si só representam um desafio de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba como se prevenir da doença:
● Não compartilhe objetos de qualquer tipo com alguém que possa estar com alguma das hepatites virais;
● Tenha cuidado com a higiene dos alimentos, lavando-os bem antes de comer;
● Ao viajar para áreas com casos de hepatites, redobre os cuidados;
● Mantenha exames de rotina e consultas médicas em dia;
● Não compartilhe objetos perfurantes e cortantes;
● Use preservativo em relações sexuais;
● Mantenha as vacinas em dia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos