Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de julho de 2022

MEIO AMBIENTE: Gincana nas escolas da Rede Municipal contribui para a aprendizagem sobre coleta seletiva de resíduos

A escola que somou mais pontos na gincana foi a EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, ficando na primeira colocação com 1.080 pontos. A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem promovido ações em parceria com as demais pastas, associações e empresas da iniciativa privada, com o intuito de fomentar a reflexão e a conscientização dos estudantes sobre as questões que envolvem a preservação do meio ambiente e as iniciativas que fomentam a sustentabilidade como a reciclagem dos resíduos. Durante o mês de junho, mês dedicado ao meio ambiente, a equipe da Educação Ambiental em parceria com a Associação do Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de MT(ASMATS), promoveu uma gincana entre escolas dentro do Projeto Educação Ambiental Transformadora, com o objetivo de recolher da natureza resíduos como plástico, papel, papelão, garrafas PET, diversos tipos de plástico, embalagens, latas, latinhas de bebidas, recebendo pontuações pela quantidade de Bags armazenadas.
Neste ano, a gincana contou com a participação de 12 escolas. Alunos e professores participaram, no mês de maio, de palestras de sensibilização orientada pela presidente da ASMATS, Cidinha Nascimento com orientações sobre os diferentes tipos de resíduos, a separação seletiva, a importância da destinação correta para o reuso e reciclagem.
Cidinha destacou que “no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos descartados são reciclados. A ação educativa ambiental permanente permitirá a tomada de consciência sobre a necessidade de conservação e preservação da natureza, melhorando, assim, a relação das pessoas entre si, e delas com o planeta”, destacou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
A escola que somou mais pontos na gincana foi a EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, ficando na primeira colocação com 1.080 pontos. A premiação ocorreu na manhã de sexta-feira (08), na própria escola. A unidade recebeu um notebook e os alunos ganharam sorvete após a cerimônia de premiação.
A diretora da escola, Elni Maria Monteiro, disse que o prêmio é o reconhecimento dos alunos que se empenharam para recolher os resíduos e também entenderam a importância da destinação correta do lixo. Os alunos do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) apresentaram uma peça teatral que mostra de maneira lúdica a classificação de todos os resíduos e sua destinação.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, disse que a gincana realizada nas escolas faz parte das ações implementadas em parceria com as secretarias municipais e é mais uma ferramenta para difundir as boas práticas que promovem a sustentabilidade. “Através de ações competitivas também é possível reforçar o aprendizado dos estudantes para que eles pratiquem no seu dia a dia, junto com sua família, a correta destinação do lixo, contribuindo com o meio ambiente com atitudes sustentáveis”, afirmou.
Para o secretário Silvio Fidelis, a proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade, como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, uma vez que o consumismo aumenta a produção de lixo comprometendo a sustentabilidade do planeta.
As escolas que participaram da gincana deste ano foram:
EMEB Rita Auxiliadora = 1.080 Pontos;
EMEB Aristides Pompeo de Campos = 620 Pontos;
EMEB Nair de Oliveira = 910 Pontos;
EMEB Ana Francisca = 300 Pontos;
EMEB Benedita Bernadina Curvo = 290 Pontos;
EMEB Irenice Godoy de Campos = 260 Pontos;
EMEB Paulo Freire = 170 Pontos;
EMEB Eliza Maria = 150 Pontos;
EMEB Manoel João = 110 Pontos;
EMEB Ednilson Kolling = 50 Pontos;
EMEB Joaquim da Cruz = 50 Pontos;
EMEB Mamed Untar = 50 Pontos;
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos