Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Diamantino receberam 11° CEP em julho

Tendo como principal tema: “ “Desenvolvimento nacional com implantação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”, o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, passou no mês de julho pelos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Diamantino. Em Tangará da Serra o encontro foi realizado na faculdade Anhanguera (antiga Unic). Já em Campo Novo do Parecis o Congresso na inspetoria do Crea-MT no município. E em Diamantino na inspetoria do município. 
Na oportunidade, o eng. civil e de segurança do Trabalho de Tangará da Serra, Marcelo Albuquerque Bastos destacou durante o CEP na região que considera que as instituições públicas de ensino superior possuem forte papel social, e por isso é interessante que essas faculdades ofertem cursos presenciais das áreas de Engenharias, Agronomia e Geociências, com disponibilidade de horários compatíveis com a realidade socioeconômica regional. “ Essa é uma das propostas que vamos levar no CEP em Cuiabá no mês de agosto para que seja apreciada, quem saber ser eleita e enviada ao CNP”, disse o eng. civil.
Já para o conselheiro suplente de Campo Novo do Parecis, eng. florestal Lazaro Ferreira Rodrigues o CEP realizado no município é de suma importância para os profissionais de Mato Grosso, principalmente da região. “ Essa é uma oportunidade deles colocarem em debate suas dificuldades, sugestões e críticas de forma regional, estadual, onde essas questões serão levadas até o CNP, ou seja, o Congresso Nacional de profissionais em Brasília”, disse Lazaro.
“ O Congresso no município foi bastante produtivo. Esse é um momento de reivindicar perante ao Crea-MT nossos anseios. Durante o encontro destacamos diversos temas, colocando como principal a atuação do Conselho junto as empresas e órgãos estaduais e municipais em defesa do salário mínimo profissional dos Engenheiros, até porque alguns desses órgãos e empresas particulares querem contratar um analista, mas para assumir esse cargo tem que ser engenheiro. E que o Crea continue debatendo essa questão”, explanou inspetor –chefe de Diamantino, engenheiro sanitarista Alberto Duailibi.
O CEP é um encontro realizado a cada três anos, oferecendo aos profissionais vinculados ao Crea-MT um espaço para avaliações, debates e definições de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. Neste ano, o evento passará ainda por outras 13 cidades mato-grossenses até o final do mês de agosto.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego explanou que a meta do evento é integrar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, sociedade e entidades governamentais. Isso se faz possível com aprovação e encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que defendem a discussão de temas centrais.
“As propostas apresentadas durante o CEP serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em Goiânia. O evento tem o objetivo de discutir proposição de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando incentivar a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional”, explicou a coordenadora do 11° CEP, conselheira eng. civil Marciane Prevedello Curso.
Na oportunidade, a diretora-administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes explicou aos participantes do evento sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema. “A instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento e outros”, ressaltou a eng. sanitarista.
Confira a programação dos próximos encontros do CEP:
21/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Pontes e Lacerda – 19h30;
22/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Mirassol D’Oeste – Unemat – 19h;
22/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Cáceres – Unemat – 19h;
28/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Canarana – Crea-MT – 19h;
29/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Água Boa – 10h;
29/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Barra do Garças – Unicathedral – 19h;
03/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Rondonópolis – 19h;
04/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Jaciara – 10h;
04/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Primavera do Leste – AEAPL – 19h;
05/08/0222 – Encontro Regional Pré Congresso em Campo Verde – Inspetoria Crea-MT – 10h;
11/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Sapezal – Inspetoria Crea-MT – 19h;
18/08/2022 – Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá – a definir;
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário