Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de julho de 2022

O mundo dos negócios se tornou feminino? Especialista comenta quais competências estão em alta e influenciam nas negociações Maria Regina Xausa é Consultora da Fundatec, formadora e mentora de líderes e negociadores há mais de 30 anos

Apesar de o mercado de trabalho ainda contar com um volume maior de homens, principalmente, em cargos de liderança, percebemos um aumento progressivo das mulheres ocupando os mais diversos lugares. E, não só em volume e representação, mas também, influenciando estrutural e culturalmente no mundo dos negócios, trazendo novas formas de negociar, soluções alternativas e outros olhares para os desafios. De acordo com a Consultora da Fundatec, formadora e mentora de líderes e negociadores há mais de 30 anos, Maria Regina Xausa, progressivamente o mercado vem valorizando as competências chamadas de soft skills. “Tu teres uma escuta ativa, uma percepção do outro, considerares o ritmo do outro, são soft skills que facilitam a negociação e são associadas ao universo feminino. Cada vez mais sim, as mulheres estão entrando no mercado de trabalho e se tornando excelentes negociadoras. E aí, utilizam outras competências que os homens não utilizavam”, comenta. 
Esse movimento de mudança de paradigma no mundo dos negócios, está sendo percebido através das mulheres, porém, a especialista alerta que essas competências não devem ser atribuídas apenas a elas, mas que todo o bom profissional deve aprender a desenvolvê-las para alcançar o sucesso nesse novo cenário cultural e empresarial.
“Bem-vindo a uma mudança cultural que inclui competências de escuta, de negociação, de gestão de conflitos, de compaixão, de empatia nas relações humanas. Porque toda a relação humana é feita disso. Um homem que cresce e que não aprende a ser emotivo, a ter empatia, ele também está amputado. Precisamos desconstruir esses estereótipos do que é masculino e do que é feminino e pensar em um estereótipo do que é humano. Porque assim como os homens precisam ter essa sensibilidade, a mulher também precisa ser firme muitas vezes”, explica a consultora.
Para Xausa, essa mudança no trabalho é um reflexo da mudança cultural que está efervescendo no mundo, que é a busca por relações mais humanas e reais, a busca por sentido, pela qualidade de vida e pela autorrealização. “O trabalho está espelhando a vida. A vida está mostrando que um jeito que foi viável em um momento histórico, não é viável em outro. E para este momento, nós precisamos ser mais humanizados”, conclui.
4 competências que estão em alta no mundo dos negócios
Nos dias 29 e 30 de julho, a Consultora Maria Regina Xausa irá realizar o curso “Negociação Eficaz”, em que irá abordar as competências necessárias para uma negociação de sucesso nesse novo momento empresarial. Entre algumas das habilidades que serão abordadas no evento, a especialista destaca quatro abaixo.
1 - Enxergar o outro – Quando você vai negociar, você precisa que o outro concorde contigo, e para isso, você precisa se conectar a ele, tocá-lo de alguma forma. Para isso, é preciso enxergá-lo, de fato. Não só presumir o que ele pensa, tentar adivinhar, mas dar espaço para ele falar e o ouvir com atenção.
2 – Entender o tempo do outro – O melhor argumento fora do tempo é o pior argumento... Não adianta você tentar argumentar em um momento em que ele ainda não está pronto para ouvir, ou ainda, quando esse tempo já passou. É preciso estar atento aos momentos e para isso, é preciso ter conexão e empatia, para sentir esse momento do outro.
3 – Respeitar as diferenças e pontos de vista - As pessoas têm o direito de pensar diferente e ela só vai mudar quando ela quiser. Então, em uma negociação, é preciso considerar o ponto de vista do outro com respeito, ainda que não concordemos, e partir de tal ponto de vista para poder estabelecer uma comunicação. Quando desconsideramos a opinião do outro, é impossível se conectar a ele. Tudo passa por enxergar o outro. É a comunicação centrada no outro.
4 – Maturidade emocional – Negociar é fazer acordo, troca, concessão. E para isso, é preciso ter tolerância à frustração. Só pessoas maduras conseguem negociar, porque conseguem renunciar a uma coisa em detrimento de outra.
Interessados em saber mais e desenvolver habilidades de negociação, podem realizar a inscrição para o curso, até 27 de julho, pelo site https://bit.ly/negociacaofdt. O evento acontecerá na sede da Fundatec (R. Prof. Cristiano Fischer, 2012, Porto Alegre), no dia 29/07, das 18h às 22h e no dia 30/07, das 08h30 às 17h30.
Fundatec - Fundada em 22 de novembro de 1973, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - Fundatec é uma organização privada sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal. Atua na aplicação do conhecimento através de pesquisa, desenvolvimento e inovação e há mais de 45 anos realiza ações de interface na aplicação do conhecimento e da tecnologia tendo como foco o cliente - pessoas e organizações – que buscam na Fundatec oportunidades para seu aprimoramento. Os serviços prestados pela Fundatec incluem: capacitação profissional com cursos de formação Técnica e também de Aperfeiçoamentos, oferecimento de oportunidades de estágio, realização de consultorias técnicas para empresas públicas ou privadas e a realização de concursos e processos seletivos. Saiba mais em www.fundatec.org.br.
Curso: Negociação Eficaz
Data: 29 e 30 de julho
Horários: 29/07 - 18h às 22h; 30/07 - 08h30 às 17h30
Local: Fundatec (R. Prof. Cristiano Fischer, 2012, Porto Alegre)
Inscrições: até 29 de julho, pelo link https://bit.ly/negociacaofdt.
Maria Regina De Moraes Xausa: Formadora e mentora de Líderes e Negociadores há mais de 30 anos, já tendo formado mais de 20000 executivos. Docente em MBAs na FGV, ESPM, PUCRS, UNESC e IBGEN. Coordenou Pós-MBA em Negociação, da Unisinos. Consultora Internacional da UNESCO. Diretora da Voo Certo Treinamento, atendendo a grandes grupos públicos e privados. Mestre em Administração. Psicóloga. Credenciada em Prevenção de Catástrofes pelo CENIPA. Autora do Livro Negociação ao Alcance de Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos