Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Presidente do Comam, conselheiro Sérgio Ricardo vistoria lixão de Barra do Garças

O presidente do Comitê Ambiental (Comam) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vistoriou in loco, nesta quarta-feira (6), o “lixão” de Barra do Garças (a 517 km de Cuiabá). A visita faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Comam para a implementação da política de resíduos sólidos no estado. Sérgio Ricardo aproveitou a ida a Barra do Garças para participação no Conexão TCE, realizado nesta quinta-feira (7), para dar andamento às discussões iniciadas pelo Tribunal de Contas no que diz respeito à destinação correta do lixo pelos municípios.
“Vimos que Barra do Garças já está buscando formar um consórcio na região para construir um aterro sanitário para o tratamento ideal dos resíduos sólidos. Mas, hoje, o lixo orgânico ainda está misturado com resto de material de construção, por exemplo, tudo no mesmo local. O lixo está mal direcionado e muita gente deixando de ter um emprego, uma renda”, declarou.
O conselheiro ressaltou que essa é uma preocupação do órgão em relação a todos os municípios de Mato Grosso. “Queremos que o lixo tenha destinação correta para cooperativas possam surgir no estado e que possa gerar recursos, emprego”.
Recentemente, o Comam solicitou informações acerca das políticas de gestão de resíduos sólidos dos 141 municípios do estado e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).
O jurisdicionados devem informar, dentre outros, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, além da identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.
Foram solicitados ainda os planos para construção e instalação de aterro sanitário, a identificação dos geradores sujeitos à plano de gerenciamento específico ou à sistema de logística reversa, assim como a identificação dos passivos ambientais, incluindo áreas contaminadas, e respectivas medidas saneadoras para estes problemas.
A visita ao lixão de Barra do Garças foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Clerismar Ferreira de Oliveira.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos