Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Rosário Oeste será município piloto para trabalhos do GPE do TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu o primeiro passo para efetivação do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE), em reunião virtual realizada com Rosário Oeste nesta terça-feira (26). O município será piloto dos trabalhos do Programa, previstos para 12 anos.  Na oportunidade, o secretário de Planejamento, Coordenação e Integração do TCE-MT (Seplan), Adjair Roque de Arruda, destacou a relevância do momento. “Hoje é um dia muito importante, no qual damos início a tudo que foi planejado pelo presidente, conselheiro José Carlos Novelli, para o Programa que é voltado à capacitação e treinamento dos gestores, com foco na qualidade administração pública”.
O secretário também ressaltou que o objetivo do Tribunal de Contas é cobrir a lacuna que muitas vezes existe entre a vontade do gestor de implementar políticas públicas e a dificuldade de execução. “Estamos aqui para isso, para auxiliar no que for preciso para que as políticas públicas sejam entregues com eficiência e continuidade, por isso esse Programa é de longo prazo, abrangendo três gestões”.
Prefeito de primeiro mandato de Rosário Oeste, Alex Berto lembrou que vem lutando desde o início da gestão para que o município seja visto e ter sido escolhido pelo TCE-MT para ser piloto do GPE é um grande avanço. “Estamos fazendo a diferença em inúmeras ações, fazemos o que podemos, mas muitas vezes esbarramos em questões técnicas, por isso nosso interesse nesse Programa”.
Na ocasião, o coordenador do GPE, Volmir Manhabosco, falou um pouco sobre o Programa e a escolha do município. “Precisamos destacar, além dos critérios de seleção, a disposição do gestor para ser vanguarda. Vamos começar a metodologia por Rosário Oeste, construir o planejamento e acompanhar o município para certificar que o plano de ação construído está sendo executado e que os resultados desejados estão sendo alcançados. Estamos cumprindo a missão estipulada pelo presidente José Carlos Novelli, de ser um Tribunal de Contas mais orientativo”.
Parceira na execução do GPE, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi representada na reunião pelo professor Paulo Ramalho, que apresentou o plano de trabalho ao gestor e o parabenizou pela coragem em tomar frente do processo. Desenvolvido pela Seplan do TCE-MT, o Programa conta ainda com a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Adesão
A adesão ao GPE atingiu a marca de 40 municípios no início de julho, apenas quatro meses após o lançamento. Além disso, 63 gestores já assinaram o Protocolo de Intenções, primeiro passo para aderir ao Programa.
Lançado em março, o GPE é um programa de longo prazo voltado ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Previsto para 12 anos, o programa tem por intuito assegurar planejamento estratégico aos 141 municípios de Mato Grosso.
Conforme Novelli, a partir desse planejamento, que busca desburocratizar processos, reduzir erros e dar efetividade às políticas de desenvolvimento econômico e social dos municípios, os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. “Isso resultará em uma administração pública melhor e mais eficiente, foco da gestão”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos