Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

ARTICULAÇÃO NACIONAL: Sem Bivar na disputa, Júlio Campos vê palanques do União liberados

Ex-governador volta como pré-candidato a estadual e pode ser um dos mais votados.pré-candidato a deputado estadual e ex-governador Júlio Campos afirma que uma eventual aliança do seu partido, o União Brasil, com o PT, no âmbito nacional, não deve influenciar a legenda no estado. Em Mato Grosso, o partido tem o governador Mauro Mendes como candidato à reeleição, com compromisso já declarado junto a Jair Bolsonaro (PL). 
O União foi formado pela fusão entre Democratas e PSL, antiga sigla de Bolsonaro, e é o partido com maior fundo eleitoral nas eleições deste ano. Na sexta (29), o presidente nacional do partido, deputado federal Luciano Bivar, manifestou à cúpula sua desistência da candidatura a presidente da República e o grupo passou a defender que o partido não tenha mais uma candidatura ao cargo.
A decisão ocorreu após uma articulação do ex-presidente Lula (PT), que buscou apoio do parlamentar. Bivar deve disputar a reeleição à Câmara Federal pelo Pernambuco. Nos bastidores, comenta-se que, além do pedido de Lula, Bivar estaria desmotivado pela falta de palanques nos estados, como em Mato Grosso. Dirigentes da sigla, contudo, pontuam que a candidatura era apenas para marcar posição, já que o nome do deputado não decolou nas pesquisas eleitorais e uma amarração nacional poderia inviabilizar deputados e governadores.
Por isso, mesmo neste cenário de aproximação com o PT, Júlio Campos avalia que Luciano Bivar, caso mantivesse a candidatura, não teria a maioria absoluta na convenção do partido e por isso, o União Brasil deve sinalizar a neutralidade ou liberação para seus filiados. “Em Mato Grosso 90% dos filiados apoiam Bolsonaro", argumenta o ex-governador.
“Essa eleição não tem partido, e sim candidato. Os partidos estão despinguelados", afirma o pré-candidato, que considera estranhas as eleições deste ano. A reportagem tentou contato com o senador Fábio Garcia, presidente do União em Mato Grosso para repercutir a decisão de Bivar, mas sem êxito.
O retorno de Júlio
O ex-governador volta às urnas em 2022, depois de passar por um transplante hepático em 2017. Ele afirma que com a experiência que ele possui, ele pode contribuir e muito para o Estado. Com 75 anos, Júlio Campos já foi governador, senador, deputado federal e prefeito de Várzea Grande. Ele se prepara para a primeira eleição a deputado estadual, ao qual pode ser um dos mais votados. “Tenho credibilidade”, garante Júlio.
Alex Oliveira/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário