Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CONVENÇÃO DO MDB: Janaina destaca força do MDB e influência do MDB

Deputada defendeu mais mulheres na política e não esconde desejo de concorrer ao Palácio Paiaguás. Vice-presidente do MDB em Mato Grosso e candidata à reeleição, a deputada estadual Janaina Riva afirmou em seu discurso na convenção estadual do partido, nesta quinta (05), que o partido deixará de lado o papel de coadjuvante e buscará o protagonismo nas disputas majoritárias de 2026. A meta é classificada pela própria parlamentar como audaciosa, mas ela não esconde o desejo futuro de concorrer ao governo do estado, tendo inclusive anunciado que esta será a última vez que concorrerá à Assembleia Legislativa, para o que poderá ser o seu terceiro mandato. Caso seja reeleita, pretende disputar a presidência da Mesa Diretora, a fim de alavancar ainda mais seu nome para uma eleição ao Palácio Paiaguás daqui a quatro anos.
“MDB é um partido que, este ano, pela última vez, será coadjuvante. Nossa meta é audaciosa. Daqui a quatro anos, o MDB vem com chapa de governo e de senador por Mato Grosso”, afirmou, arrancando aplausos entusiasmados dos correligionários.
O papel secundário nas eleições deste ano, como colocado pela parlamentar, ocorre em razão do apoio da sigla à reeleição do governador Mauro Mendes (União Brasil), bem como ao posicionamento de apoiar nomes de outras legendas ao Senado.
Nesse último caso, os filiados da legenda foram liberados a apoiarem o projeto de sua preferência. Liderados pelo presidente do partido, deputado federal Carlos Bezerra, a grande maioria deve apoiar o deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado. Uma parte da sigla, por sua vez, seguirá a bandeira erguida por Janaina a favor da reeleição do sogro, o senador Wellington Fagundes (PL).
Ampliação da bancada
Atualmente com três cadeiras cativas na Assembleia Legislativa e mais três assentos na Câmara Federal, o MDB busca ampliar suas bancadas. Em seu discurso, a parlamentar enalteceu a força e a importância das mulheres na política e defendeu parlamentos mais igualitários com relação às cadeiras ocupadas por homens e mulheres.
Janaina, que em 2018 foi a parlamentar mais votada para o Legislativo, diz que pretende manter a primeira colocação na disputa deste ano, a fim de facilitar o caminho para a presidência da Casa e para a disputa ao Palácio Paiaguás.
No Legislativo estadual, a meta do MDB é fazer cinco cadeiras. Na Câmara, a sigla quer pelo menos assegurar as vagas que já possui.
Riva no governo
O sonho de Janaina em ocupar o posto de chefe do Executivo corre na família. Em 2014, o pai dela, o ex-presidente da Assembleia José Geral Riva, tentou concorrer ao governo e desistiu de disputar o governo após o Tribunal Superior Eleitoral negar o registro da sua candidatura. Com isso, a esposa dele, Janete Riva, saiu candidata ao cargo pelo PSD e foi derrotada pelo ex-governador Pedro Taques.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário