Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Brasil indica "Marte Um" para concorrer a vaga no Oscar 2023

Primeiro longa de Gabriel Martins é o escolhido do Brasil para tentar vaga na categoria de melhor filme estrangeiro. Obra conta a história de uma família negra em Contagem, com governo Bolsonaro como pano de fundo. A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (05/09) o filme Marte Um, do diretor Gabriel Martins, como o indicado pelo Brasil para disputar uma vaga na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2023. O filme conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais. O jovem Deivinho (Cícero Lucas) tem o sonho de viajar para Marte, apesar de o pai, o porteiro Wellington (Carlos Francisco), sonhar que ele vire jogador de futebol. A mãe, a diarista Tércia (Rejane Faria), começa a sofrer crises de ansiedade. Enquanto isso, a filha Eunice (Camila Damião) se descobre apaixonada por uma amiga.
A narrativa começa em torno das eleições de 2018, quando o Brasil elege um presidente de extrema direita, e tem como pano de fundo os anos do governo de Jair Bolsonaro. O drama mostra as lutas e os problemas vividos pelo casal, assim como as descobertas de Deivid e sua irmã Eunice.
O filme marca a estreia de Gabriel Martins na direção, um jovem negro associado à produtora Filmes de Plástico, de Minas Gerais.
Foram 28 longas-metragens brasileiros inscritos para concorrer à indicação. A eleição, promovida pelo comitê presidido por Bárbara Cariry, foi realizada em dois turnos.
Após a primeira rodada, seis filmes foram selecionados, dentre os quais Marte Um foi o escolhido para representar o Brasil.
O filme concorrerá a uma vaga para ser um dos cinco longas-metragens que disputarão o Oscar de melhor filme estrangeiro.
A cerimônia de entrega está marcada para o dia 12 de março. A última vez em que uma produção brasileira esteve entre os finalistas foi com o filme Central do Brasil, de Walter Salles, em 1999.
rc (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário